quarta-feira, 5 de março de 2014

Corrida na chuva


Se a temperatura estiver agradável e a chuva leve, sem raios, não há motivos para desistir do treino – até porque a sensação de correr na chuva é uma excelente terapia para a mente! Apesar da crença popular que sugere que fazer exercício no frio e na chuva pode resultar em uma infecção viral, cientistas comprovaram que não há uma depressão do sistema imunológico nessas condições. Pelo contrário! A queda da temperatura corpórea resultante da exposição ao frio traz um aumento significativo do nível de atividade das células de defesa ao organismo.

O cuidado maior é apenas com a vestimenta: uma jaqueta impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. O tipo de piso em que se vai correr também deve ser levado em conta. Por estar molhado, o risco maior é de cair. Mas nada que um calçado adequado não resolva. Além disso, não esqueça de hidratar-se – mesmo na chuva ocorre perda de líquidos através da transpiração. Por isso, ao terminar a corrida, tome um banho quente, enxugue-se bem e vista-se o mais rápido possível

Agora, se o tempo abrir, há algumas medidas que deve ser tomadas para minimizar as consequências de correr no calor. Use roupas com tecidos sintéticos. Para se proteger dos raios solares, não se esqueça do boné, óculos escuros e protetor solar. Dessa maneira seu corpo terá uma equação perfeita: isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte da umidade e a sensação de conforto da pele.

Fonte: Priscilla Costa - Treinos e Performance - Blog Centauro

Nenhum comentário: