quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Revezamento 168 Horas supera expectativas e revela a superação dos participantes

Prova ultrapassa marca estabelecida e pretende entrar para o Guinness Book
 
Depois de uma maratona de 168 horas seguidas de corrida e caminhada no Parque Barigui, o Revezamento 168 Horas, promovido pela Procorrer, em Curitiba, superou a expectativa de distância percorrida. A prova ultrapassou os 1.500 quilômetros previstos e atingiu a marca de 1.785 quilômetros.
 
No total, 168 participantes, de 18 a 75 anos, entre profissionais e amadores, fecharam uma semana de prova. O intuito, além de alertar para os benefícios da prática esportiva, é também credenciar a prova no Guinness Book, o Livro dos Recordes. A equipe de organização fará a coleta de todo material gerado e repassará aos representantes da publicação todas as informações da prova. O objetivo é fazer com que o evento entre para a história como o maior revezamento do mundo em duração e sem interrupção.
 
Roberto Grupenmacher e Tadeu Natalio da Procorrer
 
O consultor técnico da Procorrer e um dos organizadores da prova, Tadeu Natálio, destacou o comprometimento dos participantes. “O revezamento foi excelente. Não esperava tanta garra, determinação e união dos integrantes, que mesmo com chuva e temperaturas baixas não deixaram de contribuir. Foi inacreditável a doação de cada um”, ressalta.
 
De acordo com Natálio, agora o desafio é agregar todas as informações para o registro do evento no Guinness Book. “O processo é complexo, mas como se trata de um evento inédito e que gerou muito material que comprova sua genuidade, daremos esse primeiro passo de forma bem otimista”, completa.
 
O Revezamento 168 Horas foi fechado com Fernando Carvalho Tenório, de 31 anos, atleta deficiente visual. “Fiquei muito feliz com o convite para encerrar esse grande evento. A minha participação serviu para comprovar que qualquer pessoa pode praticar uma atividade física, mesmo com limitações”, afirma.
 
A prova contou com amantes e simpatizantes da corrida de diversas faixas etárias, além de reunir várias histórias de superação. Cada participante correu ou caminhou por uma hora na pista do Parque Barigui ao longo de uma semana. Os organizadores já pensam no formato da prova para 2013.
 
 
Personagens e Histórias – Em meio a tanta gente, não teria como não encontrar alguns casos curiosos e personagens interessantes. O administrador aposentado e medidor oficial de percurso de corridas de rua da Federação Internacional de Atletismo, Neimar Oliveira da Silva, 68 anos, foi o atleta de número 1. “Quando recebi o convite para abrir o revezamento fiquei lisonjeado. Em 28 anos de corrida, essa prova me marcou, ainda mais pelo seu formato. Foi muito gratificante ter feito parte e contado com o incentivo dos outros participantes”, ressalta.
 
Casos de superação também fizeram parte da prova, como o da jornalista e fotógrafa, Magaly Schlossmacher, 58 anos. Em 1992 sofreu um acidente de carro que a deixou parcialmente paraplégica devido a uma fratura cervical. “Cheguei a perguntar para o Tadeu [um dos organizadores do Revezamento 168 Horas] na época se eu voltaria a andar e ele me respondeu que eu faria mais... Voltaria a correr. E dois anos depois do acidente eu fiz minha primeira maratona”, conta a atleta que tem mais de 70 provas acumuladas, dentro e fora do Brasil. Ao falar da ação no Parque Barigui, ela foi enfática: “O que mais me chamou atenção foi que viramos a família 168 Horas! Foi impressionante ver o comprometimento, sem concorrência, de todos os participantes”, destaca.
 
Dentre os 168 participantes, outro destaque foi o subtenente aposentado do exército, Manoel Francisco do Nascimento, 75 anos e o atleta com mais idade da prova. Com mais de 50 anos de corrida e mais de 100 provas acumuladas, ele comenta que ficou emocionado em participar. “O revezamento me marcou demais, ainda mais pela minha idade atual. Ser convidado para ser um dos 168 participantes me deixou muito contente e não tinha motivos para recusar. O incentivo de todos os outros também fez a diferença para que a prova fosse um sucesso”, argumenta.
 

Sobre a Procorrer
 
Procorrer, há mais de 18 anos no mercado é a maior loja especializada em corrida do Brasil. A Procorrer é referência na área de corridas esportivas e oferece aos seus clientes o teste da pisada gratuito, inscrição para as principais provas, atendimento especializado, além de um mix de quatro mil itens esportivos. O grupo também está associado à Associação Procorrer.

ATENDIMENTO À IMPRENSA - PROCORRER

Lide Multimídia
Douglas Luz / Paula Batista
(41) 3016-8083
redacao4@lidemultimidia.com.br / redacao2@lidemultimidia.com.br
www.lidemultimidia.com.br

Nenhum comentário: