terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Europeus mostram interesse em investir na Copa 2014 no Paraná


Representantes das regiões que integram o grupo Quatro Motores para a Europa demonstraram nesta terça-feira (2), no Palácio das Araucárias, interesse em realizar investimentos na Copa do Mundo 2014 no Paraná. Os europeus destacaram que têm grande experiência em eventos esportivos, já que participaram da organização das Olimpíadas de 1992, em Barcelona, e das Copas do Mundo de 1998, na França, e 2006 na Alemanha.

A Copa do Brasil em 2014, afirmou o secretário de Relações Internacionais da Catalunha, Enric Aloy, deve ser vista como uma oportunidade de garantir melhorias definitivas para Curitiba. “Durante a Copa o mundo todo fica de olho na cidade. É uma hora extraordinária para mostrar seu cartão de visitas”, diz. A cidade de Barcelona, lembrou Aloy, após a realização das Olimpíadas triplicou o número de turistas por ano, de 3 milhões para 9 milhões.

O representante alemão, Richard Drautz, destacou que um dos grandes sucessos da Copa da Alemanha foram as festas de torcedores, realizadas nos chamados Fan Parks. Estes espaços se tornaram exigência da Fifa e em Curitiba será criado um, provavelmente no Parque Barigui. Drautz lembrou que empresas alemãs estão participando da Copa do Mundo da África do Sul, especialmente em comunicações e transferência de tecnologia. “O evento de vocês será um sucesso e não tenho dúvidas que nenhum país merecia mais a Copa que o Brasil”, afirmou.

As regiões que integram os Quatro Motores para a Europa, Lombardia (Itália) Catalunha (Espanha), Rhône-Alpes (França) e Baden-Wurttemberg (Alemanha) são também as sedes de grandes clubes, como o Barcelona, Milan e Lyon. “Futebol é um grande negócio e nós queremos compartilhar nossa experiência com vocês”, afirmou o diretor internacional do Lyon, Matthieu Malkani.

O seminário Oportunidades de Negócios na Copa do Mundo foi organizado pelo Comitê de Assuntos Executivos para a Copa do Mundo 2014, comandado pelo vice-governador Orlando Pessuti. “Nos beneficiamos dessa grande parceria que já temos anteriormente com os europeus. Agora que seremos sede desse grande evento vamos ouvi-los, buscar suas experiências e quem sabe seus investimentos”, explicou Pessuti.

Participaram também do encontro o gestor da Copa em Curitiba, Luiz de Carvalho, e a engenheira do Ippuc, Suzana Andrade. Eles apresentaram os investimentos que serão feitos na cidade e os que estão em planejamento e dependem do setor privado, entre eles estão a rede hoteleira e reformas em centros de treinamento, já que a exigência da Fifa é de dois centros na cidade-sede e mais dois nos arredores. Além disso, poderá ser feito com parceria privada o Fan Park, que pode ser no Parque Barigui, Jardim Botânico ou Pedreira Paulo Leminski.

Fonte: Agência Estadual de Notícias - Repórter: Luiz Henrique

Um comentário:

Dani disse...

Oi Renato, tudo bem? Sou iniciante na corrida de rua e tb sou de Curitiba. Achei o seu blog através de outros colegas blogueiros e adorei achar alguém aqui daqui. Gostei muito do seu blog e coloquei imediatamente nos meus favoritos assim podemos sempre manter contato.
Dá uma passadinha no meu blog tb: www.correndoemagrecendo.blogspot.com
Bjos,
Dani