domingo, 14 de fevereiro de 2010

Parques são opção para fugir da folia neste


Passeios ao ar livre são uma boa opção para quem prefere trocar a folia por programas mais trnaquilos durante o feriado de Carnaval. São 34 parques e bosques espalhados por todas as regiões da cidade, todos com belas paisagens e equipamentos de esporte e lazer.

O Lago Azul, no Umbará, é o mais novo parque da cidade. Criado pelo prefeito Beto Richa em dezembro de 2008, o parque oferece uma atração especial para as crianças: a praça d'água. Uma área com piso de cimento bruto (antiderrapante) coberto com uma lâmina de água rasa faz a alegria da garotada nos dias mais quentes.

Os adultos podem bater bola no campo de futebol suíço, que fica atrás do módulo da Guarda Municipal, ou ainda jogar vôlei e futebol de areia nas quadras do parque. Para quem gosta de observar a natureza, o Lago Azul tem um mirante de madeira no ponto mais alto, proporcionando uma vista geral do lago. Para chegar até lá, o visitante caminha por uma trilha dentro do bosque. O Lago Azul tem ainda oito churrasqueiras de uso livre.

Ainda na região sul, o parque Cambuí, inaugurado em 2008, se tornou o local de encontro e de lazer de moradores da região. O casal Marli e Rudimar Rauchbach, moradores do conjunto Itatiaia, vai quase todo o fim de semana ao Cambuí com os netos. "É um parque tranqüilo, ótimo para passear com a família e também fazer exercícios. Com certeza nesse feriado vamos aproveitar", conta Rauchbach. Antes do Cambuí, a família costumava ir até o Passaúna e o Barigui, que ficam bem mais distantes de casa.

O Cambuí tem cerca de 100 mil metros quadrados, tamanho similar ao do parque Bacacheri, e preserva uma faixa entorno do rio Barigui. O nome é uma referência à Cambuí, espécie de árvore nativa característica de regiões de várzea, presente na área do novo parque. "É uma parque diferente dos outros, e tão bonito quanto eles. Aqui já vi lontra e muitos pássaros diferentes, mais selvagens. É muito interessante ficar observando os animais", completa Rauchbach.

Os animais vistos pela família Rauchbach no Cambuí foram registrados pelos biólogos do Museu de História Natural. No parque, os técnicos encontraram cinco espécies de aves migratórias e outras 40 espécies naturais da região, como jaçanã, frango d'água e saracura. Os animais podem ser observados de cima de um mirante de madeira construído em cima do lago. O mirante é interligado a uma passarela de 130 metros que atravessa o lago, unindo os dois lados do parque.
Visita ao Parque Tanguá rende boas fotos

Do outro lado da cidade, o Parque Tanguá, no Pilarzinho, é uma boa opção de passeio noturno. A nova iluminação implantada pela Prefeitura no começo deste ano, Um novo sistema de iluminação cênica, que adota as técnicas usadas em palcos de teatros, ressalta as belezas do parque. O ponto principal é a iluminação da cascata de 65 metros, com um jogo de luzes e sombras, que rende boas fotos para os turistas e visitantes da cidade.

A nova iluminação do Tanguá foi feita também nas áreas de circulação do parque. As pistas de caminhadas têm postes e luminárias especiais, que permitem o uso noturno do parque por atletas e turistas.

Parques ajudam a manter a forma durante o feriado

Perto do Tanguá, a população pode aproveitar a folga do feriado para se exercitar na academia ao ar livre. Similar à do parque Barigui, o conjunto de equipamentos de fácil utilização não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento.
Quem gosta de se exercitar pode visitar o parque Bacacheri. As caminhadas e as corridas favorecem uma das vocações do parque. A pista de 1.878 metros, contornando o lago e as quadras de areia, foi alargada para facilitar as passadas dos atletas.

Quem gosta de pedalar pode aproveitar para conhecer as novas ciclovias da Linha Verde. São 10 km de asfalto novo, ligando o Pinheirinho ao Jardim Botânico. Quem tiver fôlego pode emendar o passeio seguindo ciclovia do Jardim Botânico até o parque São Lourenço. No trajeto, a ciclovia passa também pelo Passeio Público e Bosque do Papa.

Serviço:
Consulte a Central de Atendimento, pelo telefone 156, ou acesse o site da Prefeitura de Curitiba - www.curitiba.pr.gov.br - para ver os endereços dos parques da cidade. No lado esquerdo da tela do computador, procure por Secretarias e Órgão e acesse Meio Ambiente. Ainda do lado esquerdo, procure por Áreas Verdes.

Importante!
Nos passeios, use roupas confortáveis, protetor solar e tenha sempre em uma garrafa de água em mãos. Nem todos os parques contam com lanchonetes e bebedouro. Também não esqueça de recolher o lixo antes de ir embora. Aproveite a descontração dos passeios para ensinar lições de cidadania a seu filho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é verdade que o Lago Azul, no Umbará, tenha sido criado por Beto Richa. Preferências políticas à parte, ele existe há mais de 40 anos!