domingo, 24 de janeiro de 2010

Verão pede vitaminas, água e minerais

Na época de Verão, o organismo perde mais água, minerais e vitaminas, através da respiração. Por isso, os alimentos ricos nesses nutrientes devem ser os eleitos na nossa dieta alimentar, diz a nutricionista Alexandra Pinto
Organismo não precisa de tanta gordura no Verão
O critério de escolha dos alimentos deve respeitar as necessidades específicas do organismo em função da época do ano. Por isso, no Verão, a opção certa é pelos alimentos ricos em água, vitaminas e minerais, justamente os nutrientes que mais perdemos por via da transpiração, quando estamos sujeitos a altas temperaturas. A dica é da presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que recomenda um consumo regular de alimentos com aquelas propriedades. Isto sem esquecer a "imprescindível" ingestão de muita água.
"A melancia é a rainha do Verão, deve usar-se e abusar-se desta fruta, precisamente porque não só contém muita água, como vitaminas e minerais, tendo ainda a vantagem de ter um baixo peso calórico", observa Alexandra Bento Pinto. Por outro lado, como todos os frutos e legumes vermelhos, têm propriedades antioxidantes, são importantes na prevenção do cancro. Na mesma categoria está também o melão, com características muito parecidas às da melancia.
"No Verão não precisamos tanto de alimentos ricos em gorduras, porque como não há tanto desnível entre a temperatura do corpo e a temperatura externa, o organismo não tem que se esforçar para regular a temperatura corporal", explica a nutricionista. O mesmo já não se poderá dizer do Inverno, que exige outtro tipo de alimentação.

Ainda sobre as frutas que se devem comer abundantemente, Alexandra Pinto recomenda o pêssego, que para além de ser rico em vitaminas A e C e ter um baixo teor calórico, também tem propriedades antioxidantes.
Quanto aos legumes - que devem sempre representar uma fatia importante da dieta alimentar -, "aliar o verde ao vermelho na maior paleta possível de cores é sempre uma boa aposta". Porque combinar alimentos de diferentes cores nas saladas significa combinar nutrientes variados, todos eles necessários ao organismo.
Assim, enquanto o tomate é, por exemplo, rico em vitaminas A, C e potássio, com uma importante função antioxidante útil na prevenção do cancro da próstata, o espinafre é forte em vitamina K, magnésio e manganésio.
Muito fáceis de juntar a saladas, em formato congelado, o milho e as ervilhas também são uma alternativa funcional para elaborar refeições rápidas e saudáveis quando as famílias dispõem de pouco tempo para preparar refeições.
O milho tem vitaminas, potássio e ferro, enquanto as ervilhas são bem abastecidas em proteínas e ajudam a controlar o colesterol. Mas as propriedades são melhor mantidas na versão congelada e menos nos enlatados.
Quando se tem de optar entre a carne e o peixe para aportar mais proteínas ao organismo, Alexandra Pinto elege o peixe para o Verão. Não só é mais fácil de digerir, como tem menos calorias do que a carne. Uma posta de pescada, por exemplo, de 100 gramas, comporta apenas 97 calorias, com a vantagem de ser rica em protéinas, calcio e iodo.
Mas a carne também tem o seu lugar numa alimentação equilibrada. Para o Verão, a presidente da APN recomenda as carnes brancas, "excelentes para desfiar e fazer saladas, como sejam o frango ou o perú". Agora os supermercados também já disponibilizam fatias de peito de frango e de perú embaladas e prontas a servir, o que pode ser uma opção para substituir o peixe. Com imaginação, as possibilidades são imensas.

Nenhum comentário: