sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cuide da pele no verão

O sol nesta época do ano exige proteção extra para quem deseja praticar uma atividade física de forma saudável
Por Maurício Belfante - Revista O2

No verão, aqueles que praticam atividades esportivas ao ar livre, como a corrida, ficam mais expostos aos efeitos do sol, e precisam aumentar os cuidados com a proteção para evitar os perigos e doenças causados pelos raios solares.

“A radiação solar é um grande problema. Ele acaba inibindo nosso sistema imunológico, deixando-o a frente de várias doenças que não serão combatidas, e sim, contraídas”, afirma o dermatologista Marcus Antônio Maia de Olivas Ferreira. Além do uso de protetor solar, alguns cuidados básicos podem ser tomados para se proteger dos perigos do sol, como evitar a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade, entre 10h e 16h, “abusar” das sombras e também usar roupas leves.

“Não podemos deixar todos os cuidados apenas para os protetores e bloqueadores solares. Somente o uso deles não irá combater as doenças. O ideal é se atentar a uma série de cuidados”, diz Ferreira.

Proteção no esporte
Na corrida, alguns métodos contribuem para uma prática esportiva segura nos dias mais quentes do ano. O ideal é sempre treinar antes das 9 horas da manhã e depois das seis da tarde, como explica Paulo Rennó, diretor técnico do Paulo Rennó Assessoria Esportiva.“É totalmente indispensável correr nos horários em que o sol está baixo. O sol forte pode trazer muitos riscos à pele do corredor, além de dificultar o treinamento”, salienta Rennó.

Abusar do protetor solar e se preocupar com as roupas também são outros métodos. “A vestimenta é algo que tem que ser levado em conta. O uso da camiseta sintética, que permite a regulação térmica, e bonés é uma das melhores maneiras de combater o sol”, afirma Rennó.

Como combater os efeitos
Para quem abusou do sol e não tomou os cuidados necessários, existem algumas soluções para não sofrer tanto no dia seguinte. O indicado é passar pasta d’água nas áreas queimadas. Isso irá diminuir a dor e “cicatrizar” mais rapidamente a pele. Caso a queimadura for bem intensa, é recomendado procurar um dermatologista, que saberá os procedimentos corretos para a situação.

Além do sol
Outros cuidados necessários para proteger a pele nesta época do ano estão além dos problemas causados pelo sol. Um deles é não andar descalço ao lado de muros e árvores, já que muitas pessoas, quando estão na praia ou parques, pegam doenças como as micoses e o bicho geográfico, que está presente na urina dos cães. O uso de repelentes no verão também é indispensável, principalmente durante a noite, quando os insetos “atacam” mais.

Nenhum comentário: