"Há mais de vinte anos a Prefeitura Municipal de Curitiba investe neste tipo de prova, antes mesmo delas alcançarem a repercussão que têm hoje. No início tínhamos um número mínimo de participantes, mas em nenhum momento deixamos de investir na modalidade. Hoje são 8 mil corredores cadastrados na secretaria do esporte e que participam regularmente das provas", diz Rudimar Fedrigo, secretário municipal do Esporte e Lazer.
As corridas de rua são um fenômeno que tem crescido em média 30 a 40% ao ano em número de participantes em todo mundo. Em Curitiba, entre os cadastrados, 70% são homens e 30% mulheres. O que tem se verificado também ao longo dos anos é a crescente associação de corredores, que buscam empresas especializadas e treinadores profissionais para melhora do desempenho, bem como apoio no momento da inscrição, participação nas provas e com a montagem de equipes.
Para este ano, além da prova de Revezamento entre Parques, estão previstas seis etapas de corridas de 10 quilômetros, iniciando em março e terminando em setembro. Para novembro está marcada a Maratona de Curitiba, que a cada ano atrai um grande número de participantes de todo país e também do exterior.
Entre as novidades previstas em 2010 está a alteração no percurso de algumas provas, visando principalmente o conforto dos participantes, e a busca de trajetos que privilegiem a topografia mais plana e em ruas arborizadas. "Um exemplo é a 6ª Corrida Noturna da Unimed, que corresponde a primeira etapa das corridas de rua. Este ano a largada e chegada acontecerão na Universidade Positivo, com toda a prova concentrada naquela região da cidade", explica o professor João Negrão,coordenador de corridas da secretaria.
Numa prova do porte da Unimed, marcada para 13 de março, a participação chega a 3 mil corredores, e a antiga saída na rua Itupava não comportava mais este contingente. "Além do grande número de pessoas há a questão logística como o estacionamento dos veículos dos participantes e a própria estrutura de controle que precisa ser montada com antecedência. Ao usarmos um espaço como da Universidade Positivo estamos resolvendo estas questões de forma racional e segura para todos", afirma o coordenador.
As provas das corridas de rua representam também a colaboração com as instituições atendidas pela FAS - Fundação de Ação Social de Curitiba, uma vez que cada participante precisa fazer a doação de uma lata de leite em pó a título de inscrição. Uma vez inscrito, o participante tem direito a camiseta, número, medalha e chip de controle de tempo, que deverá ser devolvido ao final da corrida.
Corredores do futuro - Jovens curitibanos também sendo preparados para se tornarem corredores no futuro, com provas especiais que atingem a faixa etária dos 9 aos 17 anos. Durante o ano são realizadas seis etapas do Festival Infantil, que acontecem em parques da cidade. A cada prova são contabilizadas de 400 a 600 inscrições, com destaque para os participantes das escolas municipais, que contam com um projeto específico de apoio aos professores para incentivar a prática esportiva. O percurso varia de um a quatro quilômetros, dependendo da idade. A primeira etapa do festival está marcada para o dia 21 de março, com inscrições abertas a todos os interessados de 1º a 14 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário