segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Filhotes de ovelhas no Barigui

O Parque Barigui acaba de ganhar novos moradores: são 35 filhotes de ovelhas. Os animais da raça Suffolk nasceram nas últimas três semanas, estão bem e recebem acompanhamento veterinário constante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo plantel.Cada filhote foi marcado um brinco com número de identificação para controle e acompanhamento. Os nascimentos foram programados para acontecer no mesmo período, facilitando o manejo dos filhotes e evitando perdas. "Como tem muitas mães, é mais fácil uma fêmea adotar os filhotes rejeitados de outra mãe", diz a veterinária Ana Silvia Passerino.Além do Barigui, rebanhos de ovelhas também estão presentes nas paisagens dos parques São Lourenço e Náutico.
O primeiro rebanho foi introduzido no São Lourenço, no fim da década de 1980, migrando depois para os outros dois parques. A função de manter a grama dos parques aparadas, com o tempo se tornou uma atração turística à parte, principalmente para as crianças, que se encantam com as ovelhas pastando no gramado dos parques. Hoje, as ovelhas são tradição nesses parques, sendo o Barigui com o maior número, 25. No Náutico são 19 e no São Lourenço, 11 ovelhas.

Cada parque conta com pastores que acompanham as ovelhas diariamente. Elas são soltas duas vezes por dia. Das 7h às 11h30, e das 13h às 17h. Depois ficam recolhidas nos apriscos (abrigos de ovelhas). Além da grama, cada os animais recebem suplementação alimentar e vacinas.

Nenhum comentário: