quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FIBRAS!!!!

As fibras são itens de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, pois têm um papel fundamental na absorção de nutrientes, além de prevenir diversas doenças. Esclareça as suas dúvidas sobre o tema:

1) O que são fibras?
As fibras são partes de grãos vegetais e frutas que, por não serem digeridas pelo nosso corpo, auxiliam todas as outras substâncias alimentares a se moverem por meio do sistema digestivo de maneira adequada.

2) Quais são os benefícios que as fibras trazem para o organismo?
A ingestão correta de fibras está associada a benefícios importantes para a saúde, entre eles estão:
Controle de peso: redução da ingestão de energia e gorduras e aumento da sensação de saciedade.
Problemas intestinais: alívio da prisão de ventre e prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritável.
Diabetes: auxilia o controle da glicemia (controle do diabetes).
Doenças cardiovasculares: auxílio na redução do colesterol total, redução do LDL colesterol (mau colesterol), aumento do HDL colesterol (bom colesterol).

3) Há uma quantidade certa de fibras para ingerir diariamente?
Segundo a agência reguladora americana Food & Drug Administration (FDA), a ingestão ideal para um adulto é de 25 a 35 gramas de fibras todos os dias.

4) Quais alimentos são ricos em fibras e indicados para a dieta?
As fibras podem ser encontradas em uma variedade de alimentos vegetais, como nos farelos de cereais (trigo, aveia, arroz); legumes e verduras; leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha); pães e cereais integrais; sementes oleaginosas (amendoim, nozes, castanha); e frutas cruas e secas (uva passa, ameixa seca).

5) No meu dia-a-dia não consigo ingerir a quantidade de fibras diária necessária para o organismo. O que posso fazer para mudar isso?
Para as pessoas que não conseguem ter uma alimentação completamente balanceada, uma alternativa para complementar essa ingestão são os suplementos de fibras. Diversas opções desses produtos estão disponíveis no mercado.

Fonte: Professor Mendonça

MAIS SOBRE FIBRAS:
As fibras são compostos de origem vegetal, não disponíveis como fonte de energia porque não são passíveis de hidrólise por enzimas do intestino humano. Constituem principalmente, de polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina e substâncias associadas de plantas.

As fibras alimentares promovem efeitos fisiológicos benéficos, como laxação e/ou atenuação do colesterol e glicose sanguínea.

Além disso, possui ingredientes alimentares como os pré-bióticos, tais como a inulina e os fruto-oligossacarídeos que não são digeridos e ao atingirem o intestino grosso são metabolizados por bactérias benéficas melhorando a microflora bacteriana intestinal ocasionando um melhor efeito fisiológico para a saúde. O alvo de ação das fibras é trato gastrintestinal servindo de substrato para a microflora do intestino grosso, modulando a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, bem como promover uma laxação normal.

As fibras são encontradas em vegetais, frutas e grãos integrais, podendo estar associadas a outras substâncias como proteínas, compostos inorgânicos, dentre outros.

São classificadas em solúvel e insolúvel.

- Solúvel: incluem pectina, mucilagem e algumas hemicelulose, a influência dessas fibras em eventos do trato alimentar esta relacionada à sua habilidade de reter água e formar géis (melhoram a formação das fezes) e também ao seu papel como substrato para a fermentação de bactérias colônias. Ex: casca de frutas cítricas, aveia, leguminosas, frutas em geral.

- Insolúvel: Constituem principalmente de celulose e hemicelulose, dão estrutura às células vegetais e são encontradas em todos os tipos de material vegetal, entretanto sua maior fonte esta nas camadas externas de grãos de cereais. Aceleram o trânsito intestinal reduzindo a obstipação. Ex: farinhas de trigo integral, cereais, grãos integrais, vegetais maduros, soja, raízes...

O consumo de fibras associado a uma dieta balanceada, rica em carboidratos e pobre em lipídeos, é importante para promover a saúde diminuindo o risco de doenças crônicas. Recomenda-se o consumo de 20 a 35 gramas de fibra ao dia.

*Isabel Ohata é formada em Educação Física e Especialista em Alimentação e Nutrição Esportiva.

Nenhum comentário: