



Percurso: Alternativo 6.6Km ou 9.9Km - ao redor do lago principal
Valor da Inscrição: R$ 10,00 (dez reais)
Telefone: (41) 3339-8975
Site: www.curitiba.pr.gov.br
E-mail: parquesepracas@smma.curitiba.pr.gov.br
Horário de funcionamento:
» Parque
Todos os dias: ininterrupto
» Academia Municipal
Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábado e domingo: não abre
» Bistrô Casa Amarela
Todos os dias: 10h às 19h
» Restaurante Maggiore
Terça a sexta: 20h às 3h
Sábado: 12h até o último cliente
Segunda: não abre
» Museu do Automóvel
Quarta a sexta: 14h às 17h30
Sábado e domingo: 10h às 12h e 14h às 17h30
Segunda e terça: não abre
» Heliponto
Sábado e domingo: 9h às 18h
Segunda a sexta: não abre
Preço: Acesso ao parque é gratuito
Descrição: Além de ser o mais visitado de Curitiba, o Parque Barigui é também o terceiro maior parque da cidade com área total de
O local também possui animais que caminham livres pelos bosques e áreas comuns do parque como garça-branca, quero-quero, tico-tico, biguatinga, preá, capivara, cutia, sagüi e gambá. Possui um lago com área de
Possui espaço para prática de esportes com uma cancha de futebol de areia, três de vôlei, uma poliesportiva e canchas de peteca. Além disso, tem uma área com pista de aeromodelismo e pista de patinação. A antiga olaria localizada dentro do parque foi transformada em uma academia de ginástica com equipamentos de musculação. Além disso, o parque abriga duas salas de ginástica nas quais são oferecidas aulas de condicionamento físico, alongamento, dança moderna, ginástica para a terceira idade, orientação para caminhada e peteca. Os únicos aparelhos que a academia não possui são esteiras (a fim de incentivar a caminhada nas trilhas do parque). É necessário apresentar um atestado médico de um cardiologista para iniciar as atividades, que são totalmente gratuitas. Além da Academia de Ginástica, o parque também oferece duas áreas ao ar livre com equipamentos para alongamento e condicionamento físico. Em uma dela, ao lado do bistrô Casa Amarela, encontra-se um instrutor que auxilia na prática de ginástica e caminhada das 8h às 22h.
Uma casa histórica é hoje sede para o bistrô “Casa Amarela”, que oferece itens como água, refrigerantes, açaí, sorvetes, sanduíches naturais, entre outros. O local oferece ainda mesas externas, que ficam localizadas ao lado da pista de cooper, ciclovia e uma das áreas de alongamento do parque. Há um restaurante com serviço à la carte. Há também vendedores ambulantes autorizados pela Prefeitura com barraquinhas de pipoca, sorvete e água de coco.
Abriga uma “Casa da Leitura” com cerca de cinco mil exemplares entre livros, jornais e revistas, que podem ser emprestados sem nenhuma taxa não somente para levar para casa como para leitura no próprio parque. Para fazer a carteirinha, é necessário levar a identidade e um comprovante de residência. Todos os domingos, às 15h, o local também oferece leitura de histórias para todas as idades. O local é espaço também para atividades como oficinas de conto e teatro de bonecos. Possui uma sala de leitura para adultos e crianças, além de um espaço para cursos e palestras.
O parque também é sede de um Pavilhão de Exposições - que recebe uma série de feiras durante todo o ano - e do Museu do Automóvel, aberto em 1976, que possui um acervo de mais de 150 veículos, que são colocados em exibição alternadamente nas 80 vagas disponíveis no museu.
Possui um heliponto, que oferece serviços de voos panorâmicos pela cidade de Curitiba, somente nos finais de semana. O passeio dura cerca de sete minutos e não tem uma rota fixa. A definição da rota depende das condições climáticas e da liberação do espaço aéreo. No entanto, o passeio geralmente passa pelo centro de Curitiba, sobre a Arena da Baixada (estádio do Clube Atlético Paranaense) e volta para o Parque Barigui. Aceita grupos de no mínimo três pessoas e no máximo quatro. Preço: R$ 90 por pessoa.
Para completar, há um Centro de Formação destinado aos treinamentos de todos os funcionários da prefeitura de Curitiba. O espaço, utilizado para reuniões e cursos, também pode ser locado para as secretarias do governo ou público em geral.
Capacidade: Não há registro
Crianças: Possui playground com um escorregador, duas gangorras e um trepa-trepa. Todos os equipamentos são de ferro
Área para fumantes: É permitido fumar em todo o parque. Não possui cinzeiros
Acesso para deficientes: Possui acesso para deficientes físicos em todo o parque, porém há espaços em que é necessário fazer caminhos mais longos, como na ponte que atravessa o lago. Possui banheiros equipados com corrimão
Estacionamento: Tem estacionamento gratuito para 1950 veículos. Possui vagas exclusivas para deficientes. Estacionamento em área aberta
Mais informações: Aberto em 1972. É permitida a entrada de cães em todas as áreas do parque – exceto pista de cooper e ciclovia - com uso de coleiras, guias e focinheiras (para animais de mais de
Outros telefones:
» (41) 3240-1116 (Gerência de Parques e Bosques de Curitiba)
» (41) 3352-8000 (Disque-Turismo)
» (41) 3335-7592 (Pavilhão de Exposições)
» (41) 3335-4874 e (41) 3350-9583 (Centro de Formação)
» (41) 3335-1440 (Museu do Automóvel)
» (41) 3240-1101 (Casa da Leitura)
» (41) 3335-2112 (Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada dentro do parque)
» (41) 3240-1104 (Academia Municipal)
Endereço: Rodovia do Café (BR 277), km 0, Santo Inácio, Curitiba, CEP: 82305100
Como chegar: Acesso também pela BR-277, Av. Manoel Ribas e Av. Cândido Hartmann
************************************************************
Um comentário:
Curitiba, Pr, 23 de setembro de 2009
No último dia 21 de setembro de 2009 os Amigos do Parque Barigui me proporcionaram um dia inesquecível, pois exatamente onde tudo começou, naquele lugar onde iniciei a minha trajetória como atleta, no dia 15 de novembro de 1998 correndo a maratona de Curitiba, foram 42.195 metros de extrema aventura, pois não sabia o que era correr uma distância daquela, mas tudo bem, fomos e consegui terminar a maratona, hoje já são 500 provas, inclusas 73 maratonas e ultra maratonas.
Mas tudo isso não consegui sozinho, contei com o Nosso Pai Maior que me deu saúde e forças, depois a minha família que desde a primeira prova me apoiou, em seguida vem os meus amigos que sempre estiveram e estão em todos os momentos da minha vida.
Por esse motivo, dedico essas provas a todos que em momento algum faltaram ao meu lado, Deus, a família e a todos os amigos, dedico em especial a memória do meu filho Quefren Hairam de Paiva Silva que no dia 10 de dezembro de 2007 foi para outra dimensão, pois o Nosso Criador Incriado achou por bem chamá-lo para outras missões em outros mundos, ele foi um grande incentivador e a toda prova que eu participava estava sempre preocupado comigo, pois se orgulhava muito de mim perante os seus amigos. Sei que ele estava presente espiritualmente no evento vivendo comigo cada segundo da minha alegria.
Também tem uma resalva em especial ao Grande Atleta e Amigo Bento Barbosa Bezerra, esse meu conterrâneo (pernambucano)não poupou esforços em viajar em torno de 7.000 Km (da cidade de Caruaru-PE) até aqui em Curitiba para vir prestigiar esse evento que os Amigos do Parque organizaram juntamente com o Grande Gilberto e Mario Dittman que desde o primeiro momento se prontificaram para que tudo saisse da maneira brilhante como foi.
Agora todos já estão na espectativa da prova mil, mas isso ainda vai demorar alguns anos. ri...ri...ri...
Aos amigos e atletas que prestigiaram com a sua presença no evento, obrigado, agradeço também a todos que não puderam marcar presença devido a motivos particulares, sei que ausentes, no lugar onde estavam, comungavam comigo a alegria que eu estava vivendo.
A minha mensagem é a seguinte: que cada um de vocês façam tudo isso que fiz duplamente, triplamente, pois se somos capazes de pensar, idealizar, também somos capazes de realizar.
Que O Arquiteto dos Mundos esteja dentro do coração de cada um juntamente com todos os seus amores.
Um ultra abraço, e mais uma vez, obrigado, obrigado mesmo por cada um de vocês existirem, luiz
Postar um comentário