quinta-feira, 18 de junho de 2009

INVERNO CURITIBANO, CORRA PARA O PARQUE

Vem ai o nosso Inverno Curitibano. No hemisfério norte, se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no hemisfério sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno.

Nesta época, além do desafio de correr, temos mais um em nossos quilômetros: o Inverno.
Não deixe a temperatura mais baixa “esfriar” o seu ânimo para o treino. O frio não deve atrapalhar seu treinamento, inclusive temos a chance de melhorar nosso rendimento, mas preste atenção em algumas dicas para não se prejudicar:

1) Muita atenção nas roupas. Existem vestuários desenvolvidos especificamente para correr no frio. Tecido absorvente de algodão deve ser usado colado ao corpo. Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas. As extremidades do corpo, como pés e mãos, são muito sensíveis também, procure protegê-las com luvas e meias.

2) Alongue e aqueça o suficiente para deixar a temperatura do corpo agradável para iniciar a atividade. Se o alongamento e o aquecimento são muito importantes em dias quentes, no inverno eles se tornam ainda mais fundamentais.

3) Mantenha uma alimentação balanceada, intervalos curtos entre refeições e não ingerir alimentos muito calóricos, é o segredo. Repor as energias gastas pelo exercício ingerindo carboidratos também é importante.

4) Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio. A hidratação deve ser excelente e é fundamental para qualquer treino, já que a água é um regulador natural da temperatura. No inverno a sensação de sede pode estar diminuída, por isso não espere ter sede para se hidratar. O tempo é mais seco, com ar mais poluído e nossa necessidade de líquidos pode ser ainda maior.

5) Falando em ar poluído e seco, em dias com umidade relativa do ar baixa (abaixo dos 60%), não treine em vias públicas ou parques no período das 8 h às 19 h. A concentração de poluentes do ar é maior e a dispersão é menor. Prefira ambientes fechados, como academias, ou espere o tempo melhorar.

Aproveite as dicas!!! E vamos correr!
José Rubens D’Elia


José Rubens D'Elia, comentarista das modalidades de fôlego do Sportv, maratona, triatlon, ciclismo. Especilalista em ciclismo da Rede Globo. Treinador e fisiologista de atletas olímpicos como Robert Scheidt e Lars GraelHá 25 anos, diretor da JR D'Elia Assessoria Esportiva, empresa especializada em qualidade de vida, bem-estar e alta performance.Autor do livro "Fábrica de Campeões" editora Gente. Professor titular do curso de Qualidade de Vida da UniÍtalo-Brasileira. Consultor e palestrante sobre Qualidade de Vida em empresas. Articulista de revistas especializadas no ramos esportivo, Running Br, Revista Speedway, Jornal Empresas e Negócios, Dirt Action e Bike Action. http://www.jrdelia.com.br/ e blogfolego@globo.com

Nenhum comentário: