terça-feira, 11 de agosto de 2009

MAIS SOBRE OS CURITIBANOS NA SELETIVA NIKE 600KM

Um evento marcante. Foi assim que os curitibanos descreveram o que foi participar ou apenas conferir de perto a primeira das seletivas regionais para a Corrida SP>RJ realizada pela Nike. Ainda no sábado, durante o congresso técnico e entrega dos kits, era evidente que as baterias teriam um alto nível de performance e disputa. Os depoimentos e até a feição dos corredores ao assistir o vídeo de divulgação da prova, davam essa certeza.

Os atletas participantes foram convidados pelas principais assessorias esportivas e grupos de corrida de Curitiba. No domingo, dia do evento, a seletiva foi dividida em três baterias, com distâncias aproximadas de 3,3K, 6,7K e 10,1K cada uma. Os oito primeiros homens e as quatro primeiras mulheres com os melhores somatórios de tempo nas disputas garantiriam a vaga na equipe que representa a cidade no Desafio dos 600K, em outubro.

Por volta das 7h, as tendas estavam montadas e os atletas partiam para o aquecimento já na pista. As tendas foram disponibilizadas pela Nike e cada assessoria tinha a sua, podendo organizar ali o espaço que serviria para o descanso e reposição de energias. Técnicos e representantes das equipes tinham a circulação livre. Parentes e torcedores acompanhavam tudo pela arquibancada do complexo esportivo do campus da Universidade Positivo.

Às 8h, foi dada a largada da primeira bateria. O percurso foi apresentado aos atletas e treinadores na véspera, durante o congresso, e mesclava trechos planos com subidas. O local da chegada era na pista, assim como nas maratonas dos Jogos Olímpicos. No aquecimento pré-prova, corredores e treinadores acreditavam que a estratégia ideal para a primeira disputa era dosar o ritmo e não puxar tanto, pois viriam distâncias maiores pela frente. Na largada, acho que parte do pessoal deixou a motivação falar mais alto, largando em um ritmo forte para cumprir os primeiros 3,3 kilômetros.

Depois da chegada dos 3,3K, rolou um breve intervalo. Os atletas se dirigiam às tendas e tentavam manter os músculos ainda aquecidos para a segunda bateria. Ao mesmo tempo, treinadores e o staff de cada grupo corriam para conferir os primeiros resultados. Às 8h30, a segunda largada aconteceu e pouco antes das 9h, os corredores cruzavam a linha de chegada e corriam para a área de descanso. Era a chance do treinador pontuar os erros e acertos da última performance. Quando o relógio marcava 9h30, foi dada a largada da mais decisiva bateria. Apenas 10,1K dividiam os corredores dos 600K. E eles sabiam disso…

Na terceira etapa, os arredores da pista de atletismo foram tomados pelos técnicos, principais motivadores dos atletas. A expectativa era imensa. Depois de cruzarem a pista para as duas primeiras voltas, ainda não tinhamos um palpite para as primeiras posições. Enquanto os três primeiros já despontavam nas primeiras passagens pela pista, outros sete atletas seguiam correndo juntos no mesmo pelotão. Restavam cinco vagas. As tendas estavam vazias, na arquibancada ou ali próximos do ponto de chegada, todos ansiavam pela chegada dos primeiros. Finalmente chegou a hora. Exatos 34 minutos e 52 segundos depois do disparo na largada, o primeiro atleta cruzou o pórtico de chegada, ainda sem acreditar no próprio feito. Poucos minutos depois, vieram os outros sete que garantiram com muito suor a sua vaga na equipe. Pura emoção.

Não muito tempo depois, com 44 minutos e 53 segundos, chega a primeira colocada na categoria feminina, vibrando muito. As outras três vêm primeiras vieram logo atrás, com uma diferença de poucos segundos entre elas. Aliás, assim como os homens, as mulheres deram um show de disposição e preparo físico.

O pódio recebeu os melhores colocados e valeu como comemoração extra para todos os participantes. Valeu, Curitiba! Que as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro estejam cientes de que a preparação deve se manter no ritmo forte que temos visto nas últimas semanas, pois os corredores das outras capitais vão com tudo encarar os 600…

A cobertura fotográfica completa do evento está imperdível no nosso Flickr, não deixe de conferir! No próximo final de semana, estaremos em Porto Alegre, para a seletiva gaúcha. Fiquem ligados na cobertura oficial da equipe Nike Bloggers aqui no blog e em todas as nossas redes sociais. Até lá!
FOTOS: Alexandre Mazzo
ESCRITO POR: Gabriel Aguillar, Nike Blogger

Nenhum comentário: