sábado, 30 de outubro de 2010

100.000 VISITAS no nosso Blog dos AMIGOS DO PARQUE BARIGUI

Hoje, dia 30 de outubro de 2010, o blog AMIGOS DO PARQUE BARIGUI registrou mais de 100.000 visitas desde a sua criação no dia 05 de dezembro de 2008! O Blog começou pela sugestão do Amigo Namir Piacentini durante o jantar de confraternização dos corredores do Parque Barigui, como uma nova forma de comunicação entre os Amigos e Freqüentadores do Parque. De lá pra cá foram muitas matérias (328) sobre saúde, esporte, dicas de corridas, alimentação, planilhas, informação sobre feiras e eventos, comerciais e culturais, encontros de colecionadores, aeromodelistas, praticantes de ioga, skate, bicicleta e muito mais... informações sobre qualidade de vida e acima de tudo, respeito ao Parque Barigui. É um marco importante, pois comprova um alto índice de aprovação, tanto da credibilidade do blog, como da forma como é apresentado. Gostaria de agradecer a todos que me incentivaram e, principalmente, a todos que tornaram este blog um sucesso de audiência por fazerem parte de um público extremamente competente nas participações. Isto tornou o dia-a-dia, a interação neste blog muito agradável e tem sido cada vez mais um incentivo de continuar criando conteúdo de qualidade e cada vez melhor. Obrigado a todos Amigos do Parque Barigui, Renato Bürgel

ATENÇÃO MOTORISTAS NO PARQUE BARIGUI

Foi realizada a aferição do radar instalado na avenida Cândido Hartmann, no interior do Parque Barigüi nas proximidades do Museu do Automóvel. A velocidade permitida é de 40 km/hora.

Agentes da Diretran orientam o trânsito. Motorista, respeite a faixa de pedestres, você também é um deles. Informações da Prefeitura de Curitiba, da Diretran e do BPTran.

VISITE O MEMORIAL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PARQUE BARIGUI

O memorial foi construído pela Prefeitura ao lado do Museu do Automóvel, no parque Barigui, em parceria com a Confederação Nacional e com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor).

"A Prefeitura tem trabalhado muito para aumentar a segurança no trânsito, mas é fundamental que haja uma conscientização de todos para que possamos cada vez mais diminuir o número de acidentes", disse Richa.O prefeito disse também que o parque Barigui recebe mais de 50 mil visitantes nos finais de semana, o que tornará o memorial um novo cartão postal de Curitiba."A parceria com a Prefeitura para construção do memorial faz parte das ações educativas desenvolvidas pelas seguradoras para conscientizar motoristas de todo o país a respeitarem a vida", afirmou João Elísio Ferraz de Campos. "Não temos dúvida de que essa parceria será um sucesso", acrescentou.

O Memorial das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "O Memorial será um espaço de reflexão e contemplação", disse o arquiteto.Todo o espaço será iluminado com lâmpadas de maior durabilidade e menor consumo de energia, o sistema mais moderno de iluminação pública atualmente. O conjunto da obra inclui um lago com lambaris, cascata e uma trilha que vista de cima é a sombra da chaminé da antiga olaria que existia no parque, onde hoje funciona uma academia de ginástica.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Eduardo Sovierzoski participa do mundial de Ironman no Havaí.

Em outubro, o Amigo do Parque Barigui Eduardo Sovierzoski participou do Campeonato Mundial de Triathlon Ironman, em Kona / Havaí.
Participam desta prova os atletas que são classificados em diferentes países. A cada prova, são distribuídas em média 50 vagas para o campeonato mundial, sendo que são em torno de 1.800 atletas por prova.

Eduardo se classificou ao participar em maio da etapa na cidade de Florianópolis / SC.

Participar de uma prova onde estão selecionados os melhores ironmen do mundo é muito gratificante, pois são poucos que conseguem esse mérito, para chegar no Hawaii exige muito treino, milhares de kilometros percorridos e muito suor derramado, acordar na madrugada para treinar passar o finais de semana quase inteiro treinando precisa tem muita determinação e disciplina.

A prova no Hawaii exige muito: são muitas subidas no ciclismo e o vento sopra muito forte.
“Nunca tinha pedalado e corrido nessas condições e um calor muito forte (a temperatura estava em torno de 40 graus) que acompanha a prova toda com um maravilhoso visual que só lá existe, muita lava preta e um mar azul - pena que não existe árvores para fazer uma sombra para amenizar o árduo sol havaiano, é preciso muita cautela para chegar bem ao pórtico de chegada, concluí a prova com o tempo de 10:33hs”, conta.
Eduardo está se preparando para o próximo desafio: Ironman Cozumel/México em 28 de novembro. “Espero estar em ótima forma para concluir mais um ironman. ALOHA”.
Fazer três provas Ironman em um ano, realmente é para poucos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CRISTIANO MARCELLO É AMIGO DO PARQUE BARIGUI

Foto Guilherme Cruz

Cristiano Marcello é Amigo do Parque Barigui, nascido em 1977, num bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, onde desde novo se viu obrigado a procurar um meio de defesa contra a violência do dia-a-dia. Descobrindo então o jiu-jitsu. Em 1989, se matriculou em uma pequena academia e em 1991 começou sua jornada dentro da legendária família Gracie. Tendo mestres como: Rickson Gracie, Royler Gracie e Vinicius Aieta; conquistando vários títulos dentro do jiu-jitsu esportivo. Em 1995, CM teve sua grande oportunidade de viver e conviver com Rickson Gracie em Los Angeles. Na sua volta em 1998, houve sua estréia no vale-tudo. Nos antigos moldes do esporte, onde não havia regras: sem luvas, valendo cabeçadas e cotoveladas, onde a honra valia mais que o dinheiro.
No ano de 1999 graduou-se faixa preta pelo mestre Royler Gracie continuando sua jornada como lutador, mas também dando start a sua carreira como técnico. Em 2001, teve sua chegada na famosa academia Chute Boxe como lutador. Logo, o grande líder da equipe Rudimar Fedrigo, percebeu seu dom na arte suave convidando-o para assumir o cargo de responsável técnico do chão de seus atletas. Sendo assim, dentro dos maiores eventos mundiais de jiu-jitsu e MMA representou a academia Chute Boxe com seus atletas, trazendo títulos nacionais e internacionais. Graduando os maiores nomes do esporte como: Wanderlei Silva, Mauricio Shogun, Murilo Ninja, Rafael Cordeiro, entre outros que ainda se tornaram grandes estrelas em sua fábrica de Campeões CM SYSTEM. Cristiano Marcello e sua equipe treinam regularmente no Parque Barigui.

CM SYSTEM é a forma do desenvolvimento máximo do jiu-jitsu para o MMA, na experiência de 20 anos dentro do esporte. Adaptado e moldado por Cristiano Marcello (CM) dentro da academia Chute Boxe, assim surge um novo conceito da arte suave para o vale-tudo. Desde 2001, Cristiano vem trabalhando com os maiores atletas de MMA mundial ajudando e aperfeiçoando individualmente cada lutador na sua conquista profissional.
Sua técnica única e agressiva moldou-se perfeitamente às exigências do MMA atual. Tendo como objetivo primordial a finalização, mantendo os princípios do jiu-jtsu que é o domínio total de seu oponente. Com grande agressividade sem perder o requinte da técnica.

CM SYSTEM

Rua Desembargador Isaias Bevilaqua, 895
Mercês - Curitiba
CEP: 80430-040
Telefone: (41) 3339-1100

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONHEÇA O BAR DO LAGO DO PARQUE BARIGUI

Foto: Marcus Bezerra
A atração do Bar do Lago é o próprio: o bar fica em cima do lago do Parque Barigui. Em dias de sol, é melhor correr, porque o espaço ao ar livre, com vista privilegiada, é concorrido. Durante o dia, o público é variado, mais familiar. A partir das 18h, jovens universitários e executivos em happy hour, disputam cada cadeira. Em domingos de sol, o agito dura o dia todo e a paquera rola solta. A cerveja é de 600ml, gelada, como há de ser. O frango à passarinho é famoso, já tem muitos fãs que vão especialmente lá para saborear.
BAR DO LAGO
SERVIÇO:
Endereço: Rodovia BR-277, Km 0, dentro do Parque Barigüi, 1 - Santo Inácio - Curitiba
Ano de abertura: 1982
Faixa de preço: de R$ 25 à R$ 50
Capacidade: 180 pessoas
Estacionamento: próprio
Aceita cartões de débito e crédito
Aceita reserva para eventos
Acesso para cadeirantes
Cobra taxa de serviço
Mesas ao ar livre

13ª Expocon – Feira de Fornecedores da Construção Civil no Parque Barigui


A construção civil continua em alta mantendo-se como um dos setores de destaque no mercado brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre de 2010, o crescimento foi de 15,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o número de empregos também cresceu: segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), de janeiro a junho foram criados mais de 200 mil vagas na construção civil. Só no Paraná, são mais de 15 mil, 208% a mais do que em 2009.
Com o mercado aquecido, cresce também a demanda por eventos especializados. Um exemplo é a 13ª Expocon – Feira de Fornecedores da Construção Civil, que começa na próxima semana. Para os expositores, é uma chance de potencializar as vendas. “Nosso objetivo é abrir novos contatos e apresentar o produto para, posteriormente, fechar negócios. É a segunda vez que participamos da Expocon e nossa expectativa é bastante positiva”, explica João Oliveira, gerente da Supertek, uma das empresas presentes na feira.
A Expocon, que tem apoio da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), e do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco-PR) vem somando bons números e atraindo cada vez mais profissionais do segmento. Na última edição, em 2009, foram 130 expositores e mais de 21 mil visitantes. Com o cenário positivo do mercado atual, a expectativa para 2010 é ainda maior.


Serviço:

13ª Expocon – Feira de Fornecedores da Construção Civil
27 a 30 de outubro
Pavilhão de Exposições do Parque Barigui - Curitiba – Paraná

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Triatletas brasileiros fazem bonito no Hawai


Os triatletas brasileiros conseguiram ótimos resultados no Mundial de Ironman realizado em Kona no Hawai no último final de semana.

O triatleta Ciro Violin (foto) sagrou-se campeão mundial da categoria 30-34 anos com o impressionante tempo de 8h54'13" sendo o segundo amador geral da prova. Chegando somente 5' atrás de Norman Standler e 2′ a frente do Ezequiel Morales (atleta da elite). Dos 32 atletas brasileiros inscritos, 28 completaram a prova.

Paranaenses também fizeram bonito em Kona

Confira os resultados dos Paranaenses:

Cristiano Solak - 3.º melhor brasileiro na prova.72.º Categoria 30-34anos 9h48'55" (57:23/5:04:54/3:41:17)

Eduardo Sovierzoski - 163.º Categoria 35-39anos 10h33'54" (1:09:09/5:49:02/3:27:33)

Curitiba ganha seu primeiro Biblioparque

O Biblioparque vai percorrer os parques da cidade aos domingos.

Passar o domingo lendo no parque é um programa que o curitibano vai poder fazer, mesmo que não tenha trazido um livro de casa. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Paulino Viapiana, inauguram hoje, às 10h30, no Parque Barigüi, o primeiro Biblioparque da cidade, um posto móvel de empréstimo gratuito de livros que vai percorrer os parques da cidade aos domingos.Um dos projetos que integra o programa Curitiba Lê, o Biblioparque é composto por um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros, periódicos, ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis. O projeto irá funcionar todos os domingos, das 10h às 18h.
Esta primeira unidade foi patrocinada pela Vivo, que também será a responsável pelo gerenciamento da operação até abril de 2011, em parceria com a FCC. A programação inclui sessões de contação de histórias, distribuição de marcadores de livros, além de pintura em livros de quadrinhos.
A empresa também disponibilizará uma tela interativa que dá acesso à sinopse dos livros que podem ser emprestados e dois notebooks para navegação na internet. Junto ao Biblioparque, o público encontrará ainda um local para descarte de aparelhos celulares e baterias velhas.
O projeto começa a funcionar já neste domingo, dia 17. Na abertura, o público terá à disposição 300 títulos, com um total de 900 volumes. Nos próximos meses, o acervo atingirá 1.350 títulos e quatro mil volumes que oferecem uma variada gama de autores, entre eles Machado de Assis, Guimarães Rosa, Gonçalo Tavares, Isabel Allende e Mario Vargas Llosa, que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura 2010, entre muitos outros. Além da leitura no parque, quem quiser poderá emprestar os livros por 21 dias. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer das Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural.

O primeiro parque a receber o novo equipamento é o Barigüi, mas o projeto vai percorrer também o Bosque do Papa, Parque Tingüi, Jardim Botânico, Parque Bacacheri e Parque São Lourenço.
Serviço
Inauguração Biblioparque, hoje, às 10h20, no Parque Barigüi.
Horário de funcionamento: domingos, das 10h às 18h.
Entrada franca.
Foto: Divulgação

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ATENÇÃO CORREDORES DO PARQUE BARIGUI

Foto: Cesar Brustolin/SMCS



Estão abertas as inscrições para a 14ª Maratona de Curitiba, marcada para 21 de novembro. Além da maratona de 42 quilômetros, também está aberta a inscrição para a corrida de dez quilômetros. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 12 de novembro, no site http://www.maratona.curitiba.pr.gov.br/.
O valor da inscrição da Maratona de Curitiba é R$ 50. Para a corrida de dez quilômetros, R$ 30. A partir do dia 13 de novembro, os valores mudarão para R$ 70 e R$ 50, respectivamente.
As inscrições para a caminhada de cinco quilômetros serão feitas de 19 a 20 de novembro, na praça Oswaldo Cruz, no Centro. Basta levar a carteira de identidade e uma lata de leite em pó.
Depois do dia 12, as inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Departamento de Esportes, rua Desembargador Westphalen, 1566, Rebouças.
"A Maratona de Curitiba é uma referência. É a possibilidade de concentrar vários atletas de diferentes lugares numa prova de grande exigência física e técnica. Mas também permite a participação de competidores de outros níveis, como é o caso da corrida, cujo percurso é menor, assim como a caminhada. É uma grande oportunidade da prática esportiva na nossa cidade", diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
As provas deverão reunir 6 mil pessoas. A largada será da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, a partir das 6h20.
As inscrições das três provas encerrarão no dia 20 de novembro. A participação na Maratona de Curitiba está condicionada a competidores nascidos até 1990. Maiores de 18 anos podem competir na prova de dez quilômetros e não há restrições de idade para a caminhada.
"A expectativa em relação às inscrições é muito boa. A maratona, principalmente, deve contar com muitas pessoas de fora, até mesmo de outros países. Estamos realmente animados", avaliou o gerente de esportes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Romualdo Diniz Tissot.
A premiação total será de pouco mais de R$ 136 mil, além de troféu, entre diferentes categorias, masculina e feminina, individuais, cadeirante e deficiente visual.

Serviço:
Maratona de Curitiba

Data: 21 de novembro de 2010
Inscrições: até 12 de novembro pela internet - http://www.maratona.curitiba.pr.gov.br/; depois, até 20 de novembro, direto na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Departamento de Esportes, rua Desembargador Westphalen, 1566, Rebouças. Telefone: (41) 3350-3711 - (41) 3350-3711


Fonter: PMC

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

80 mil pessoas na festa do Dia da Criança no Barigui

Oitenta mil pessoas participaram nesta terça-feira, 12 de outubro, da festa do Dia da Criança preparada pela Prefeitura no Parque Barigui.


A garotada chegou cedo para aproveitar a festa. Desde as 9h da manhã, meninos e meninas de todas as idades, e muitos adultos, divertiram-se com a programação especial e gratuita organizada para a data, uma estrutura coordenada por cerca de 200 servidores municipais.
"A festa foi um sucesso", disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo. " Esse é um momento importante em que homenageamos as crianças e reunimos a família, já virou uma tradição para muita gente passar o 12 de outubro aqui”, acrescentou o secretário, que foi ao parque acompanhar o começo da festa. A secretaria do Esporte e Lazer é a organizadora da programação.
O garoto Wilson Gabriel, de 13 anos, acordou cedo e foi ao Barigui com o irmão mais jovem. Além de brincar, ele pode aproveitar o feriado para arrumar os longos cabelos loiros. “Eu sempre venho a esta festa, mas somente para brincar, desta vez resolvi aproveitar para fazer o penteado, acho que vai ficar legal.”, disse Wilson.
Ele aprovou a trança de raiz feita em seus cabelos pela voluntária Deise de Silos, que aprendeu a técnica no Liceu do Oficio Walquiria, da Fundação de Ação Social. “A gente aprende muita coisa no Liceu do Oficio, mas nada melhor que vir aqui e ver a meninada feliz por causa do nosso trabalho, isso é graticante”, afirmou Deise.

Wilson também se divertiu nos brinquedos gigantes, a atração mais concorrida no Dia da Criança do Barigui. Os servidores da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, organizadora da programação, armaram mais de 15 equipamentos pelo parque, como tobogãs e futebol no balão, sempre monitorados para garantir a segurança da criançada.

Outro atrativo bem procurado foram os tabuleiros de jogos gigantes. Uma brincadeira, por sinal, que cativa pais e mães. “A gente nunca perde essa festa, é uma oportunidade única de se divertir com minhas duas meninas e com minha esposa. Nada melhor que passar um feriado com elas e ainda brincar um pouquinho”, disse Clodoaldo de Moraes Lara, que jogou futebol de botão com a mulher, Edna, observado pela caçula Beatriz, de dois anos de idade.
A festa ficou completa com tênis de mesa, piscina de bolinha, camas elásticas, basquete e vôlei, circuito de atividades motoras, esqui de grama e perna de pau, oficinas manuais de madeirinha, origami, escultura em balão, pintura em cavalete, camarins de maquiagem, escalada, jogos educativos.

No palco, houve apresentações circenses e de dança e shows com bandas. O biólogo e apresentador Richard Rasmussen, do programa Aventura Selvagens, exibido pelo canal SBT, foi convidado para uma palestra sobre ecologia.Para melhor atender as famílias, a Prefeitura levou ao parque ambulâncias, um ambulatório médico, banheiros químicos. Guardas municipais também garantiram a segurança dos participantes. Uma barraca vermelha foi montada como ponto de encontro, caso as crianças se perdessem dos pais.

Participaram da programação as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e Antidrogas, a Fundação de Ação Social e a Fundação Cultural de Curitiba, a Urbs/S.A., e o Instituto Municipal de Administração Pública.
Fonte:PMC
Fotos: Cesar Brustolin/SMCS

sábado, 9 de outubro de 2010

Grande festa no Barigui no Dia da Criança


Para comemorar o Dia da Criança, 12 de outubro, a Prefeitura promoverá uma série de eventos, organizados pelas secretarias municipais do Esporte e Lazer, Antidrogas, Saúde e Defesa Social, a partir deste sábado (9). A programação vai até dia 17.

O ponto alto da festa será na terça-feira (12), no Parque Barigui, com atividades para toda a família, das 10h às 17h. Na programação, atividades recreativas, oficinas manuais, pintura infantil, cama elástica, jogos, shows musicais e brincadeiras para crianças de todas as idades. Expectativa é que 50 mil participaram da festa.

"Todas as regionais estarão com uma programação do dia 9 até o dia 17, em comemoração ao Dia da Criança", diz Secretário Municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
Mais informações sobre a festa no Parque Barigui: Departamento de Esporte e Lazer, das 8h às 18h, pelos telefones: 3350-3715 ou 3350-3717.

Fonte: PMC

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Feira Decormóveis começa no próximo dia 8 no Barigui


Quem quer decorar, ou mesmo ficar por dentro das novidades para a casa não pode deixar de visitar a Decormóveis, feira de móveis e decoração no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. “É uma ótima ocasião para ficar por dentro das tendências e adquirir produtos de qualidade e estilo. Teremos expositores de sete estados brasileiros e a nossa expectativa é que tenhamos um bom público”, afirma a organizadora do evento Jéssica Marquetti.

A feira vai ter bons atrativos para o bolso dos visitantes, como descontos e promoções especiais que os expositores trazem para os clientes que comprarem na própria feira. Em um só lugar, mais de sessenta empresas vão mostrar móveis para toda a casa, objetos de decoração e produtos funcionais para o dia a dia.
É o caso do aparelho Rainbow, um sistema de limpeza de ambientes de alta tecnologia. Por utilizar água no seu processo de limpeza, o Rainbow oferece 99,99% de eficiência na retenção das partículas em suspensão, o que garante um ar ambiente absolutamente puro.
“Nosso produto tem 72 funções, ele não solta vapor e não molha, faz inalação a seco do ar, por isso é bem indicado para pessoas com problemas respiratórios”, diz Marco Aurélio de Souza, representante comercial da Rainbow. Sintomas como ardência nos olhos e irritação na garganta são comuns em tempos de baixa umidade relativa do ar. Nessas situações, o Rainbow ganha ainda mais importância, porque além da limpeza da casa, o aparelho purifica e umidifica o ambiente reduzindo os efeitos do ar seco na respiração.
Quem visitar o estande da Dimys Bath & Home vai entender que o banho pode ser muito mais que uma rotina. Conhecer o conceito de “home spa” e as novas tendências para o banho, como a variedade de cabines verticais de hidromassagem, alguns modelos têm funções como: cromoterapia, painel de controle com rádio FM, transferir ligações de telefone fixo para a cabine e sauna úmida. Já as banheiras inteligentes são feitas em material diferenciado, em fibra com acrílico resinado e seguram a temperatura da água por mais tempo.
O diferencial dos produtos da Dimys é que eles dispensam projetos especiais, pois se adaptam facilmente a qualquer banheiro. “A nossa proposta é mostrar que o banho pode ser o começo de uma jornada para o relaxamento, saúde, beleza e bem-estar para toda a família”, afirma Natália Lara, gerente comercial da Dimys Bath & Home.
Sinônimo de sólida tradição, com 35 anos de mercado, a cearense Jacaúna Decorações vai participar de uma feira desse gênero em Curitiba pela primeira vez. A empresa vai expor seus produtos com design italiano, além de móveis para área externa confeccionados em cipó. A Jacaúna trabalha com uma linha diferenciada, os produtos são exclusivos, produzidos em madeira maciça e tecidos importados, o que confere alta qualidade aos seus móveis.
Responsabilidade Social
O Empório Metropolitano, programa da Prefeitura de Curitiba de geração de trabalho e renda, também participará da feira. Produtos de decoração para quartos de bebês e acessórios, bordados em ponto cruz, artesanatos com aplicações, objetos decorativos em madeira, cerâmica, bonecas de pano, além de artigos com temas natalinos, vão estar à disposição do visitante. Todos os produtos são feitos por produtores cadastrados no programa, que fazem trabalhos manuais para aumentar a renda familiar, ou mesmo para sustentar a família.
O programa
O objetivo do Programa Empório Metropolitano é oferecer apoio ao desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor artesanal, manual ou semi-industrial, com cursos e treinamentos nas áreas de produção e gestão que são todos ofertados gratuitamente.
Sobre a feira
A Decormóveis está na sua primeira edição e terá 62 empresas expositoras, provenientes dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Ceará. A organização do evento espera receber 30 mil visitantes.
Serviço

Evento: 1ª Feira Decormóveis
Local: Centro de Exposições do Parque Barigui – Curitiba – Rodovia do Café / BR 277, km 0
Data: de 08 a 17 de outubro de 2010
Horário: Segunda a sexta: 16h às 22h e 14h às 22h / Domingo: 14h às 21h
Entrada: Mediante convite ou diretamente na bilheteria.
Será cobrado ingresso de R$ 5 reais.
Menores de 12 e acima de 60 anos não pagam.
Convites estarão disponíveis no site gratuitamente: http://www.feiradecormoveis.com.br
Fonte: www.imovelmagazine.com.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Doe vida. Doe órgãos


O nascimento é a celebração maior da vida, quando uma nova pessoa surge e traz felicidade para todos. Mas existe outro momento que enche de alegria os corações de muitos: é o nascer de novo. A oportunidade de recomeçar a vida, quando as esperanças já são poucas, é o maior presente que alguém pode receber. E existem pessoas que precisam muito deste presente. Por isso, o Ministério da Saúde está investindo na conscientização a respeito da Doação de Órgãos. Sua participação é fundamental.
Seus órgãos, tecidos, medula óssea e sangue podem salvar vidas. Avise a sua família que você quer ser doador. No Brasil, a doação só acontece com o consentimento dos familiares. Se você tem um doador na família, respeite a vontade dele.

Ministério da Saúde
Dúvidas Frequentes

Como posso me tornar um doador de órgãos?
O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condiçães de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.
O que é morte encefálica?
É a morte do cérebro, incluindo tronco cerebral que desempenha funçães vitais como o controle da respiração. Quando isso ocorre, a parada cardíaca é inevitável. Embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa com morte cerebral não pode respirar sem os aparelhos e o coração não baterá por mais de algumas poucas horas. Por isso, a morte encefálica já caracteriza a morte do indivíduo. Todo o processo pode ser acompanhado por um médico de confiança da família do doador. é fundamental que os órgãos sejam aproveitados para a doação enquanto ainda há circulação sangüínea irrigando-os, ou seja, antes que o coração deixe de bater e os aparelhos não possam mais manter a respiração do paciente. Mas se o coração parar, só poderão ser doadas as córneas.
Quais os requisitos para um cadáver ser considerado doador?
* Ter identificação e registro hospitalar;* Ter a causa do coma estabelecida e conhecida;
* Não apresentar hipotermia (temperatura do corpo inferior a 35ºC), hipotensão arterial ou estar sob efeitos de drogas depressoras do Sistema Nervoso Central;
* Passar por dois exames neurológicos que avaliem o estado do tronco cerebral. Esses exames devem ser realizados por dois médicos não participantes das equipes de captação e de transplante;
* Submeter-se a exame complementar que demonstre morte encefálica, caracterizada pela ausência de fluxo sangüíneo em quantidade necessária no cérebro, além de inatividade elétrica e metabólica cerebral; e* Estar comprovada a morte encefálica. Situação bem diferente do coma, quando as células do cérebro estão vivas, respirando e se alimentando, mesmo que com dificuldade ou um pouco debilitadas.
Observação:
Após diagnosticada a morte encefálica, o médico do paciente, da Unidade de Terapia Intensiva ou da equipe de captação de órgãos deve informar de forma clara e objetiva que a pessoa está morta e que, nesta situação, os órgãos podem ser doados para transplante. Quero ser um doador de órgãos.
O que posso doar?
* Córneas (retiradas do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidas fora do corpo por até sete dias);
* Coração (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo seis horas);* Pulmão (retirados do doador antes da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por no máximo seis horas);
* Rins (retirados do doador até 30 minutos após a parada cardíaca e mantidos fora do corpo até 48 horas);
* Fígado (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);
* Pâncreas (retirado do doador antes da parada cardíaca e mantido fora do corpo por no máximo 24 horas);
* Ossos (retirados do doador até seis horas depois da parada cardíaca e mantidos fora do corpo por até cinco anos);
* Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);
* Pele; e
* Valvas Cardíacas.
Quem recebe os órgãos e/ou tecidos doados?
Quando é reconhecido um doador efetivo, a central de transplantes é comunicada, pois apenas ela tem acesso aos cadastros técnicos com informações de quem está na fila esperando um órgão. Além da ordem da lista, a escolha do receptor será definida pelos exames de compatibilidade entre o doador e o receptor. Por isso, nem sempre o primeiro da fila é o próximo a receber o órgão.
Como garantir que meus órgãos não serão vendidos depois da minha morte?
As centrais de transplantes das secretarias estaduais de saúde controlam todo o processo, desde a retirada dos órgãos até a indicação do receptor. Assim, as centrais de transplantes controlam o destino de todos os órgãos doados e retirados.
Disseram-me que o corpo do doador depois da retirada dos órgãos fica todo deformado. Isso é verdade?
É mentira. A diferença não dá para perceber. Aparentemente o corpo fica igualzinho. Aliás, a Lei é clara quanto a isso: os hospitais autorizados a retirar os órgãos têm que recuperar a mesma aparência que o doador tinha antes da retirada. Para quem doa não faz diferença, mas para quem recebe sim!
Posso doar meus órgãos em vida?
Sim. Também existe a doação de órgãos ainda vivo. O médico poderá avaliar a história clínica da pessoa e as doenças anteriores. A compatibilidade sangüínea é primordial em todos os casos. Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso. Os doadores vivos são aqueles que doam um órgão duplo como o rim, uma parte do fígado, pâncreas ou pulmão, ou um tecido como a medula óssea, para que se possa ser transplantado em alguém de sua família ou amigo. Este tipo de doação só acontece se não representar nenhum problema de saúde para a pessoa que doa.
Para doar órgãos em vida é necessário:
* ser um cidadão juridicamente capaz;
* estar em condições de doar o órgão ou tecido sem comprometer a saúde e aptidões vitais;
* apresentar condições adequadas de saúde, avaliadas por um médico que afaste a possibilidade de existir doenças que comprometam a saúde durante e após a doação;
* Querer doar um órgão ou tecido que seja duplo, como o rim, e não impeça o organismo do doador continuar funcionando; " Ter um receptor com indicação terapêutica indispensável de transplante; e
* Ser parente de até quarto grau ou cônjuge. No caso de não parentes, a doação só poderá ser feita com autorização judicial.
Orgãos e tecidos que podem ser doados em vida:
* Rim;
* Pâncreas;
* Medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue);
* Fígado (apenas parte dele, em torno de 70%); e
* Pulmão (apenas parte dele, em situações excepcionais).
Quem não pode doar?
* Pacientes portadores de insuficiência orgânica que comprometa o funcionamento dos órgãos e tecidos doados, como insuficiência renal, hepática, cardíaca, pulmonar, pancreática e medular;
* Portadores de doenças contagiosas transmissíveis por transplante, como soropositivos para HIV, doença de Chagas, hepatite B e C, além de todas as demais contra-indicações utilizadas para a doação de sangue e hemoderivados;
* Pacientes com infecção generalizada ou insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas; e
* Pessoas com tumores malignos - com exceção daqueles restritos ao sistema nervoso central, carcinoma basocelular e câncer de útero - e doenças degenerativas crônicas.
O que diz a Lei brasileira de transplante atualmente?
Lei que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante é a Lei 9.434, de 04 de fevereiro de 1997, posteriormente alterada pela Lei nº 10.211, de 23 de março de 2001, que substituiu a doação presumida pelo consentimento informado do desejo de doar. Segundo a nova Lei, as manifestações de vontade à doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, após a morte, que constavam na Carteira de Identidade Civil e na Carteira Nacional de Habilitação, perderam sua validade a partir do dia 22 de dezembro de 2000. Isto significa que, hoje, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. Sendo assim, é muito importante que uma pessoa, que deseja após a sua morte, ser uma doadora de órgãos e tecidos comunique à sua família sobre o seu desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno.
Como pode ser identificado um doador de órgãos?
A Centrais Estaduais também têm um papel importante no processo de identificação/doação de órgãos. As atribuições das CNCDOs são, em linhas gerais: a inscrição e classificação de potenciais receptores; o recebimento de notificações de morte encefálica, o encaminhamento e providências quanto ao transporte dos órgãos e tecidos, notificação à Central Nacional dos órgãos não aproveitados no estado para o redirecionamento dos mesmos para outros estados, dentre outras. Cabe ao coordenador estadual determinar o encaminhamento e providenciar o transporte do receptor ideal, respeitando os critérios de classificação, exclusão e urgência de cada tipo de órgão que determinam a posição na lista de espera. O que é realizado com o auxílio de um sistema informatizado para o ranking dos receptores mais compatíveis.
A identificação de potenciais doadores é feita, principalmente, nos hospitais onde os mesmos estão internados, através das Comissões Intra-hospitalares de Transplante, nas UTIs e Emergências em pacientes com o diagnóstico de Morte Encefálica. As funções da coordenação intra-hospitalar baseiam-se em organizar, no âmbito do hospital, o processo de captação de órgãos, articular-se com as equipes médicas do hospital, especialmente as das Unidades de Tratamento Intensivo e dos Serviços de Urgência e Emergência, no sentido de identificar os potenciais doadores e estimular seu adequado suporte para fins de doação, e articular-se com a respectiva Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos, sob cuja coordenação esteja possibilitando o adequado fluxo de informações.
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

AGORA É A HORA DE VOTAR


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PERSONAIS NO PARQUE BARIGUI - VIA AVENTURA

A Academia Via Aventura é sinônimo de bem estar, integração, saúde e prática consciente de atividades físicas. Um local agradável onde você encontra uma completa estrutura em fitness, diversas modalidades de aulas e o maior ginásio de Escalada Esportiva da América Latina.
Fundada em julho de 2006, a Via Aventura além de ser uma referência nacional e internacional em escalada indoor e boulder, é considerada uma das melhores academias de ginástica de Curitiba.
A Via tem loja de artigos esportivos, o café Via Aventura (espaço de encontro e integração entre alunos e professores), salas e equipamentos modernos para musculação, sala panorâmica para exercícios como Via Bike (spinning), elíptico, esteira, alongamento e muito mais.

Aberta de 2ª a 6ª - das 6h às 23h e aos sábados - das 8h às 18h
Av. Cândido Hartmann, 1377 - Mercês - PARQUE BARIGUI

Fone: (41) 2112-9876 - 2112-9876

domingo, 3 de outubro de 2010