terça-feira, 29 de setembro de 2009

Outubro, Mês da Cultura Japonesa em Curitiba!

Haru Matsuri 2009 foi confirmada, o terceiro e último matsuri curitibano do ano acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de outubro – sábado, domingo e segunda-feira. Nos dois primeiros dias o evento vai das 10h às 22h e no dia 12 das 11h às 18h. O evento será novamente realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.
Todos os anos o Consulado Geral do Japão em Curitiba promove o Mês da Cultura Japonesa, que consiste em atividades variadas a fim de promover a Cultura Japonesa. Nesse ano o mês escolhido foi outubro, muito provavelmente por causa do Haru Matsuri, uma vez que o Consulado sempre está presente durante os festivais com seu estande cultural. Todas as exposições e atividades de possuem entrada franca, por isso não tem desculpa para não participar de alguma delas!

EXPOSIÇÃO DE IKEBANA
de 02 a 04 de outubro
Local: Salão de Exposições – Jardim Botânico

2º ENCONTRO COM JUN OKAMURA
Documentarista do Japão Erradicado no Brasil
Dia 18 de outubro, das 09h às 11h30 e das 14h às 17h30
Local: Nippaku Bunenkyo

MOSTRA DE COMÉDIA JAPONESA
de 26 de outubro a 01 de novembro
3 sessões por dia a partir das 16h
Local:Cine Luz
Fonte: TADAIMA CURITIBA - www.tadaimacuritiba.com.br

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um Forrest Gump na pista

Luiz Silva entre medalhas e troféus acumulados em 11 anos de corridas:
especialista em longas distâncias
Corredor de 65 anos tem 500 provas oficiais de corrida de rua no currículo.

Rotina de atividades físicas garante longevidade saudável

A rotina espartana da vida de militar não foi suficiente para convencer Luiz Silva, de 65 anos, que a atividade física era importante para a sua saúde. Sedentário na medida em que a vida profissional permitia, ele só descobriu os benefícios de suar a camisa quando assumiu um desafio muito pessoal: cumprir uma maratona, correndo pouco mais de 42 quilômetros sem nunca ter calçado um tênis para correr duas quadras. Quase 11 anos depois da primeira competição – realizada após seis meses de treinamento totalmente autodidata –, Silva acumula 500 provas oficiais no currículo de corredor de rua amador. A façanha foi comemorada na última segunda-feira, em uma corrida entre amigos, realizada no Parque Barigui, em Curitiba, debaixo de chuvisco e vento frio. A festa era urgente: se esperassem o tempo melhorar, os amigos corriam o risco de perder a marca. Silva embarca no fim de semana para mais uma corrida: a maratona de Foz do Iguaçu. Será a 501.ª prova.
As longas distâncias são a especialidade desse militar inativo, que um belo dia resolveu sair correndo, a exemplo do personagem Forrest Gump, do filme de Robert Zemeckis, de 1994. Decidido a cumprir seu objetivo de fazer uma maratona, começou a treinar sem nenhuma orientação profissional específica. No dia 15 de novembro de 1998, Silva fechou a maratona de Curitiba em 3 horas e 53 minutos. A família, surpresa com a determinação e orgulhosa da realização, acompanhou tudo na linha de chegada. “Coloquei a medalha no pescoço da minha mulher e disse: agora tudo começou”, conta.
Carreira em números

A trajetória do corredor Luiz Silva, de 65 anos, tem sua própria contabilidade:
> 500 provas oficiais
> 139 troféus
> 170 km por semana em treinos
> 73 maratonas e ultramaratonas
> 92 cidades brasileiras
Quinhentas provas depois, Silva enche a casa com troféus e medalhas conquistados nas competições que participou ao longo de 10 anos, 10 meses e oito dias. “Foram 73 maratonas e ultramaratonas até agora. E muitas provas de percurso de 24 horas”. O corredor traduz a trajetória em números: já competiu em 92 cidades de oito estados brasileiros, além de uma prova em Santiago, no Chile, e uma meia maratona em Buenos Aires, na Argentina. “É uma ótima forma de viajar, conhecer lugares e fazer amigos”, conta. Silva ainda contabiliza ganhos com a própria saúde. Treina de duas a três horas por dia, rodando quase 170 km por semana, ainda sem treinador. “Leio muito sobre a atividade, faço meus próprios objetivos e regras”, explica o corredor. Capricha na alimentação – é lactovegetariano – e só usa um tênis fabricado artesanalmente em Paraguassu, Minas Gerais.
A condição física de Silva é privilegiada. Ele emenda uma prova na outra, correndo até mesmo depois da linha de chegada, a caminho de casa, quando participa de competições na cidade. A corrida se transformou em uma espécie de sacerdócio. “Quero estimular outros a superarem seus limites. Não é por exibicionismo. Quero ser exemplo de dedicação e disciplina e mostrar que todos podem realizar seus objetivos, quando se empenham para isso.”
Vida longa e saudável ao atleta
Atividade física é uma das chaves para o envelhecimento saudável. É uma rotina de exercícios que garante o bem-estar e a qualidade de vida necessária para passar a longevidade com me­­nos problemas de saúde ou com a maior parte dos sintomas das doenças degenerativas sob controle. A American College of Sports Medicine, grupo de referência mundial em temas ligados ao esporte e à saúde, divulgou recentemente um documento com as novas recomendações de atividades físicas para idosos. De acordo com o protocolo, o exercício regular minimiza os efeitos da idade, aumenta a expectativa de vida e limita o desenvolvimento de certas doenças crônicas. O documento também orienta especialistas e profissionais que trabalham com o público idoso para a elaborar programas específicos para promoção da saúde da terceira idade por meio do esporte.
Entre os grandes ganhos apontados pelo exercício físico estão a questão cognitiva e a saúde mental. Hoje, sabe-se que todos os processos cognitivos são melhorados a longo prazo quando se pratica atividade física regular. Sabe-se, por exemplo, que os exercícios físicos contínuos diminuem o risco de demência senil e de Alzheimer. Estudos mostram uma queda de 40% no risco de demência em quem gasta 400 calorias por semana caminhando. Para os idosos, caminhar não é o suficiente, já que a maior parte da incapacidade física nessa idade deve-se à perda da força muscular. É preciso combinar exercícios de força e flexibilidade, sempre orientados por profissionais.
O impacto dos exercícios na lon­­­­gevidade também está amplamente documentado. Uma análise sueca, do Instituto Karolinska, que acompanhou 3.206 pessoas durante 12 anos, mostrou que os fisicamente ativos tiveram um risco de mortalidade por todas as causas 28% menor do que os sedentários. A atividade física também tem im­­pacto na capacidade funcional. Um estudo americano com mais de mil idosos mostrou que o risco de incapacidade para realizar tarefas diárias diminui em 7% a cada hora adicional de atividade física por semana.

Fonte: Albari Rosa/ Gazeta do Povo 24/09/2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FIBRAS!!!!

As fibras são itens de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, pois têm um papel fundamental na absorção de nutrientes, além de prevenir diversas doenças. Esclareça as suas dúvidas sobre o tema:

1) O que são fibras?
As fibras são partes de grãos vegetais e frutas que, por não serem digeridas pelo nosso corpo, auxiliam todas as outras substâncias alimentares a se moverem por meio do sistema digestivo de maneira adequada.

2) Quais são os benefícios que as fibras trazem para o organismo?
A ingestão correta de fibras está associada a benefícios importantes para a saúde, entre eles estão:
Controle de peso: redução da ingestão de energia e gorduras e aumento da sensação de saciedade.
Problemas intestinais: alívio da prisão de ventre e prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritável.
Diabetes: auxilia o controle da glicemia (controle do diabetes).
Doenças cardiovasculares: auxílio na redução do colesterol total, redução do LDL colesterol (mau colesterol), aumento do HDL colesterol (bom colesterol).

3) Há uma quantidade certa de fibras para ingerir diariamente?
Segundo a agência reguladora americana Food & Drug Administration (FDA), a ingestão ideal para um adulto é de 25 a 35 gramas de fibras todos os dias.

4) Quais alimentos são ricos em fibras e indicados para a dieta?
As fibras podem ser encontradas em uma variedade de alimentos vegetais, como nos farelos de cereais (trigo, aveia, arroz); legumes e verduras; leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha); pães e cereais integrais; sementes oleaginosas (amendoim, nozes, castanha); e frutas cruas e secas (uva passa, ameixa seca).

5) No meu dia-a-dia não consigo ingerir a quantidade de fibras diária necessária para o organismo. O que posso fazer para mudar isso?
Para as pessoas que não conseguem ter uma alimentação completamente balanceada, uma alternativa para complementar essa ingestão são os suplementos de fibras. Diversas opções desses produtos estão disponíveis no mercado.

Fonte: Professor Mendonça

MAIS SOBRE FIBRAS:
As fibras são compostos de origem vegetal, não disponíveis como fonte de energia porque não são passíveis de hidrólise por enzimas do intestino humano. Constituem principalmente, de polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina e substâncias associadas de plantas.

As fibras alimentares promovem efeitos fisiológicos benéficos, como laxação e/ou atenuação do colesterol e glicose sanguínea.

Além disso, possui ingredientes alimentares como os pré-bióticos, tais como a inulina e os fruto-oligossacarídeos que não são digeridos e ao atingirem o intestino grosso são metabolizados por bactérias benéficas melhorando a microflora bacteriana intestinal ocasionando um melhor efeito fisiológico para a saúde. O alvo de ação das fibras é trato gastrintestinal servindo de substrato para a microflora do intestino grosso, modulando a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, bem como promover uma laxação normal.

As fibras são encontradas em vegetais, frutas e grãos integrais, podendo estar associadas a outras substâncias como proteínas, compostos inorgânicos, dentre outros.

São classificadas em solúvel e insolúvel.

- Solúvel: incluem pectina, mucilagem e algumas hemicelulose, a influência dessas fibras em eventos do trato alimentar esta relacionada à sua habilidade de reter água e formar géis (melhoram a formação das fezes) e também ao seu papel como substrato para a fermentação de bactérias colônias. Ex: casca de frutas cítricas, aveia, leguminosas, frutas em geral.

- Insolúvel: Constituem principalmente de celulose e hemicelulose, dão estrutura às células vegetais e são encontradas em todos os tipos de material vegetal, entretanto sua maior fonte esta nas camadas externas de grãos de cereais. Aceleram o trânsito intestinal reduzindo a obstipação. Ex: farinhas de trigo integral, cereais, grãos integrais, vegetais maduros, soja, raízes...

O consumo de fibras associado a uma dieta balanceada, rica em carboidratos e pobre em lipídeos, é importante para promover a saúde diminuindo o risco de doenças crônicas. Recomenda-se o consumo de 20 a 35 gramas de fibra ao dia.

*Isabel Ohata é formada em Educação Física e Especialista em Alimentação e Nutrição Esportiva.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Curitiba fecha 40 quadras de 15 ruas do Centro nesta terça 22, Dia Sem Carro


A Prefeitura de Curitiba fechará 40 quadras de 15 ruas do centro da capital, das 6h às 20h, na próxima terça-feira (22), o Dia Sem Carro. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência terão acesso. No lugar de automóveis, as ruas terão educação de trânsito, exames de saúde, atividades de lazer e serviços. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.
"Curitiba une-se ao esforço mundial para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida nas cidades", afirma o prefeito Beto Richa. "É um convite para deixar o carro na garagem, para transitar de ônibus, a pé ou de bicicleta, em benefício de nossa saúde e da cidade."
Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do país, de 1,67 habitante por veículo. O número de veículos na capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Nesse período, a população estimada da capital passou de 1.578.396 para 1.828.092 habitantes. Ou seja, em uma década, a frota de automóveis aumentou 60%, enquanto a população cresceu 15,8%.
O dia 22 de setembro marcará também os 35 anos do primeiro ônibus Expresso a circular em Curitiba, inaugurando o sistema de vias exclusivas, as canaletas, em 1974. A Rede Integrada de Transporte tem, hoje, 81 quilômetros de canaletas e transporta 2,3 milhões de passageiros por dia.
A mais recente adição ao sistema, a Linha Verde, com 9,5 quilômetros de via exclusiva para o transporte coletivo, foi inaugurada em 2008 por Richa. Os ônibus da Linha Verde são abastecidos com biocombustível, 100% à base de óleo de soja, e emitem 70% menos poluentes.
O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França, em 1997. A mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Em Curitiba, o movimento está sendo divulgado também pela internet, no Twitter (www.twitter.com/ctbasemcarro). Neste ano, 1.500 cidades do planeta participarão do movimento. No Brasil, também participam capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
SIGA
www.twitter.com/ctbasemcarrowww.twitter.com/curitiba_pmc

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CONVITE PARA CORRIDA COMEMORATIVA DAS 500 PROVAS DO ULTRA MARATONISTA LUIZ SILVA


Na próxima segunda feira, dia 21 de setembro, ás 20:30 horas, será realizada a Corrida Comemorativa pelas 500 PROVAS DO ULTRA MARATONISTA PROFESSOR LUIZ SILVA.

O professor LUIZ SILVA, exemplo de amizade e companheirismo, completará nesta corrida sua prova de número 500, realizadas ao longo desses últimos 10 anos, 10 meses e 06 dias de dedicação ao esporte. A Turma dos Amigos do Parque Barigui e o Professor Gilberto, responsável pela organização da corrida noturna do Parque Tingui, unem-se na organização deste grande evento.

O Professor LUIZ SILVA comenta “...tudo começou no dia 15 de novembro de 1998 na maratona de Curitiba que saiu exatamente do Parque Barigui, ao lado do Automóvel Clube, achei a idéia muito boa para fecharmos a prova 500, o local não poderia ser outro, onde tudo começou. Mas eu só tenho que agradecer primeiramente ao Grande Arquiteto dos Mundos, que me deu forças e saúde, em seguida a minha família que sempre me apoiou, depois aos meus amigos que a todo o momento estiveram me dando aquele empurrão para que sigamos em frente na nossa trajetória como atleta. Espero encontrar naquele dia muitos dos meus amigos e também todos os desportistas que quiserem marcar presença para juntos comemorarmos esse feito.”

SERVIÇO:
Local da Prova: Parque Barigui – Largada e chegada no Estacionamento da Rodovia do Café - BR 277 – antiga Litorina.
Horário da Largada: 20:30 horas
Percurso: Alternativo 6.6Km ou 9.9Km - ao redor do lago principal
Inscrições: No local a partir das 19:00 horas
Valor da Inscrição: R$ 10,00 (dez reais)
Premiação: Medalha de participação para todos que concluirem o percurso.
Realização: Prof. Gilberto e Amigos do Parque Barigui
Informações ou dúvidas: (41) 9695 4630 com Gilberto ou (41) 9951 3577 com Luiz Bueno
OBS: Barraca com Frutas e Hidratação ao término da prova.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

WHEY PROTEIN - PROTEÍNAS DO SORO DO LEITE


As proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro. Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, com possíveis efeitos sobre a síntese protéica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade, e melhora do desempenho físico.

A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física. Já está suficientemente comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular11-13, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários.

As proteínas solúveis do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos, caracterizando-as como proteínas de alto valor biológico. Possuem peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais. Os aminoácidos essenciais, com destaque para os de cadeia ramificada, favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo protéico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso.


Fabíola Silva
Nutricionista e Personal Trainer
CRN-3985/P
CREF-007123-G/PR
Performance Suplementos Nutricionais Ltda
Rua Castro 605, Loja 03
Água Verde(41) 3244-0110/9185-7262/9933-7670
www.suplementacaoesportiva.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Filhotes de ovelhas no Barigui

O Parque Barigui acaba de ganhar novos moradores: são 35 filhotes de ovelhas. Os animais da raça Suffolk nasceram nas últimas três semanas, estão bem e recebem acompanhamento veterinário constante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo plantel.Cada filhote foi marcado um brinco com número de identificação para controle e acompanhamento. Os nascimentos foram programados para acontecer no mesmo período, facilitando o manejo dos filhotes e evitando perdas. "Como tem muitas mães, é mais fácil uma fêmea adotar os filhotes rejeitados de outra mãe", diz a veterinária Ana Silvia Passerino.Além do Barigui, rebanhos de ovelhas também estão presentes nas paisagens dos parques São Lourenço e Náutico.
O primeiro rebanho foi introduzido no São Lourenço, no fim da década de 1980, migrando depois para os outros dois parques. A função de manter a grama dos parques aparadas, com o tempo se tornou uma atração turística à parte, principalmente para as crianças, que se encantam com as ovelhas pastando no gramado dos parques. Hoje, as ovelhas são tradição nesses parques, sendo o Barigui com o maior número, 25. No Náutico são 19 e no São Lourenço, 11 ovelhas.

Cada parque conta com pastores que acompanham as ovelhas diariamente. Elas são soltas duas vezes por dia. Das 7h às 11h30, e das 13h às 17h. Depois ficam recolhidas nos apriscos (abrigos de ovelhas). Além da grama, cada os animais recebem suplementação alimentar e vacinas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 13ª MARATONA DE CURITIBA.


As inscrições para a 13ª Maratona de Curitiba, programada para acontecer no dia 22 de novembro, foram abertas nesta terça-feira (8). A edição 2009 da mais tradicional prova da modalidade no Paraná irá distribuir um total de R$ 136 mil em premiações, divididas em várias categorias. Até cinco mil pessoas podem se inscrever, afinal as vagas são limitadas a 2.300 para a prova principal (com 42.195 metros), 1.500 para a corrida de 10 quilômetros e 1.200 para a caminhada.


Quem quiser participar poderá acessar o site oficial da prova até o dia 17 de novembro. Até o dia 13, a inscrição tem valor promocional de R$ 45. Após esta data, o valor será reajustado em R$10, passando a R$ 55. Para a corrida de 10km os valores obedecem ao mesmo esquema, ou seja, R$ 25 até o dia 13 e R$ 35 até o dia 17. Serão disponibilizadas 60 vagas em alojamentos pagos pela prefeitura para 30 homens e 30 mulheres, respeitando a ordem de inscrição.

Os corredores também podem procurar a sede Secretaria de Esportes e Lazer de Curitiba (Rua Desembargador Westephalen, 1566), das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 19 de novembro. A inscrição para a prova de caminhada será realizada exclusivamente nos dias 20 e 21 de novembro na Praça Osvaldo Cruz, em Curitiba. Os interessados deverão doar uma lata de leite em pó no ato da inscrição.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

VÁ DE BIKE

Cinco motivos para andar de bicicleta:
1 – É um modal totalmente limpo, sem emissão de poluentes.
2 – Ao mesmo tempo que você se locomove, faz exercícios físicos e contribui para sua saúde e bem-estar.
3 – O motorista que deixa o carro em casa contribui para melhorar o trânsito. Cada bicicleta é um carro a menos nas ruas.
4 – Com a bicicleta, o ciclista tem mais contato com a dinâmica da cidade e conhece melhor o espaço urbano.
5 – Além de não poluir, o modal também é silencioso e diminui o barulho nas grandes cidades.
Cinco desafios para os ciclistas:
1 – O principal problema é a falta de infraestrutura. Não há ciclovias ou ciclofaixas em toda a cidade.
2 – Os motoristas e pedestres não respeitam os ciclistas.
3 – Não há bicicletários para deixar as bicicletas. Em função disso, também não há como fazer conexão com ônibus.
4 – Falta uma cultura geral de apoio ao uso do modal.
5 – Ainda não há segurança para os ciclistas. Há perigo tanto em ciclovias, como ser assaltado, quanto em vias movimentadas, onde há risco de colisão com veículos motorizados.
FONTE: GAZETA DO POVO

NESTE MÊS DE SETEMBRO, VÁ DE BIKE!!!






Durante o mês de setembro a bicicleta será a grande atração do trânsito em Curitiba. Esse é o objetivo do Arte Bicicleta Mobilidade, que reúne eventos culturais e políticos para incentivar e cobrar do poder público o uso de meios de transporte mais limpos na capital. Para iniciar as atividades, ocorre hoje à noite o Desafio Intermodal, uma competição para ver qual modal é mais rápido e o menos poluente. Outra ação que marca o mês acontece em 22 de setembro, no Dia Mundial sem Carro, quando será realizada a “Mar­­cha das Mil Bikes”. Os organizadores estimam que se 10% dos motoristas deixassem seus veículos motorizados em casa, 38 milhões de quilos de poluentes deixariam de ser jogados na atmosfera anualmente.
O Desafio Intermodal vai colocar lado a lado para competir a bicicleta, o carro, o ônibus, a motocicleta, pedestres, um corredor e duas pessoas com problemas de acessibilidade. Esta é a terceira edição do evento. Nas duas anteriores, a bicicleta foi a grande vencedora. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e do Instituto de Tec­­nologia para o Desenvolvimento (Lactec) vão analisar a emissão de poluentes, tempo e gastos de cada modal, além de colher dados subjetivos, como índice de satisfação e estresse.



Cálculos do projeto Ciclovida, programa de extensão da UFPR, mostram que uma pessoa que mora a 10 quilômetros do trabalho e faz o trajeto sobre duas rodas queima 21 mil calorias por mês e pode perder até três quilos. Além disso, deixa de emitir 96 quilos de poluentes e economiza cerca de R$ 150 mensalmente. Hoje apenas 2% dos curitibanos usam o modal como alternativa de transporte.

Sem política pública

O principal ponto de crítica dos organizadores do evento em relação a Curitiba é a falta de uma política pública efetiva para quem usa a bicicleta como meio de transporte. O filósofo Goura Nataraj, integrante do coletivo de arte Interlux, um dos grupos mobilizadores, argumenta que a criação de ciclofaixas na cidade não é algo difícil de ser realizado. “Se conseguimos fazer obras tão grandes como a Linha Verde, por que não as ciclofaixas?”, questiona. No trânsito, os ciclistas são desrespeitados por motoristas de ônibus e carros, motoqueiros e pedestres. “O município precisa de estrutura para atrair mais bicicletas. Com pouco, já teríamos uma cidade diferente”, diz José Carlos Belotto, um dos coordenadores do Ciclovida.


Outro olhar

O Arte Bicicleta Mobilidade é um movimento que pretende mudar a forma como as pessoas veem a ocupação dos espaços públicos. Para os organizadores do evento, não é somente substituir um modal pelo outro, mas olhar a cidade de forma diferente. “Hoje há um esvaziamento da rua como espaço de convivência. As decisões sobre o transporte coletivo ficam somente com os órgãos públicos e a sociedade não é ouvida”, diz Goura Nataraj. “É um mês cívico cultural, de crítica ao automóvel. Queremos uma cidade mais agradável e menos poluída.”
Para os ativistas em prol da bi­­cicleta, o trânsito não é uma ques­­tão isolada e deve ser pensado coletivamente. “Nosso foco é na sociedade, em despertar a cons­­ciência e tornar o espaço pú­­blico sustentável”, diz Luís Car­­los Patrício, do grupo Transporte Humano. Eles desenvolvem em empresas o projeto Bike to Work, que incentiva o uso de modais não poluentes. “Queremos menos poluição e mais segurança nas ruas.”
Responsável pelo monitoramento da qualidade do ar do Lactec, Eliseu Esmanhoto afirma que o carro é sempre o vilão da poluição. “São eles que mais emitem gases poluente e que causam o efeito estufa. Sem 10% da frota atual, já teríamos um ar mais saudável para a cidade.” É Esmanhoto quem vai medir hoje à noite os gastos de combustível e a emissão de poluentes com base em estudos já realizados pelo Instituto.

AGENDA

Confira a programação do mês para incentivar o uso da bicicleta:
Hoje
18h – Desafio Intermodal (veja infográfico)
Dia 04
18h30 – Música Para Sair da Bolha. Itinerante.
Dia 06
10h – Oficina libertária no Parque São Lourenço e aulinha de bicicleta.
Dia 07
8h – Pedalada à Valadares – pátio UFPR – cicloturismo, fandango e discussão sobre a mobilidade por bicicleta no litoral.
Dia 09
19h – Na Cinemateca sessão Ciclecine.
Dia 11
18h30 – Bicicletada musical (pátio UFPR – reitoria)
Dia 12
9h – Jardinagem libertária e bicicletada partindo do Parque São Lourenço.
Dia 13
10h – Oficina libertária no Parque São Lourenço e aulinha de bicicleta.
Dia 15
Das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30 – Oficina infantil de criação fantástica de veículos no Centro de Criatividade de Curitiba.
Dias 16, 17, 18
19h – Ciclo de palestras e debates na UFPR.
Dia 18
18h30 – Música Para Sair da Bolha. Itinerante.
Dia 19
Ciclodia da UFPR – uma iniciativa do programa Ciclovida
Dia 20
10h – Oficina libertária no Parque São Lourenço e aulinha de bicicleta.
Dia 22 – Ações do Dia Mundial Sem Carro
12h – mobilização na Praça Santos Andrade rumo à Câmara dos Vereadores
16h – Vaga Viva pelo Centro e Música Para Sair da Bolha
18h30 – Marcha das 1000 bicicletas
Dia 25
18h30 – Música Para Sair da Bolha. Itinerante.
Dia 26
10h – Grandiosa Bicicletada de Sábado (pátio da reitoria – UFPR)
14h – Ciclechic – Praça 29 de Março (comida, música e moda)
Dia 27
10h – Oficina libertária no Parque São Lourenço e aulinha de bicicleta.
Dia 29
Das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30 – Oficina infantil de criação fantástica de veículos no Centro de Criatividade de Curitiba.
fonte: Gazeta do Povo