segunda-feira, 27 de abril de 2009

MÉTODO PILATES

O MÉTODO PILATES foi criado por Joseph H. Pilates na primeira metade do século passado, como uma técnica de condicionamento físico, denominada por ele de Contrologia. Atualmente, o Método Pilates é definido como um sistema de movimentos organizados para desenvolver força e flexibilidade – valências físicas indispensáveis à manutenção da qualidade de vida. Joseph H. Pilates baseava seu trabalho no conceito greco-romano de vida, segundo o qual o equilíbrio do indivíduo dependia do desenvolvimento harmônico do corpo e da mente e só poderia ser alcançado por meio da realização de exercícios praticados de forma regular e progressiva. Joseph H. Pilates fundamentou a sua metodologia em alguns importantes princípios: o reequilibrio muscular mobilizador e estabilizador do tronco; a associação das fases da respiração com o movimento; o estímulo ao desenvolvimento da percepção corporal; e a ênfase à abordagem do corpo de forma sistêmica e integrada. Ele desenhou os equipamentos específicos do seu método, a fim de criar recursos facilitadores e orientadores da movimentação do corpo humano. No início de sua sistematização, o seu trabalho foi muito aplicado em bailarinos e em atletas, principalmente como forma de condicionamento físico. A efetividade do Método Pilates no aprimoramento da qualidade de vida começou a ser alvo de interesse da área científica a partir da década de 90, quando começaram a surgir os primeiros institutos de certificação de novos instrutores nos Estados Unidos. Todos, ocupados com a multiplicação do conhecimento deixado por Pilates após a sua morte, em 1967. Da mesma forma, as pesquisas científicas que investigam e aferem os resultados de seus benefícios sobre o indivíduo e as publicações sobre o assunto tiveram início nessa mesma década e ainda deverão preencher o espaço das bibliotecas e das livrarias do planeta no futuro próximo. Nos últimos dez anos, a popularidade do Método Pilates tem aumentado significativamente em todo o mundo, graças aos evidentes benefícios de sua prática em diferentes áreas, tais como: no treinamento de força e flexibilidade, na abordagem preventiva de lesões e no treinamento complementar de bailarinos e atletas, na área da fisioterapia; e no restauro e manutenção da qualidade de vida nos indivíduos em geral.

BENEFÍCIOS:

Revitaliza;
Dá leveza;
Perda calórica;
Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
Oferece um condicionamento físico e mental;
Alivia problemas relacionados com stress, diminuindo a tensão e a fadiga;
Fortalece a musculatura corporal;
Propicia um corpo harmônico, mais firme e mais flexível;
Melhora a força, a elasticidade muscular e a mobilidade articular;
Melhora o desempenho sexual;
Melhora a postura, eliminando maus hábitos, propiciando um correto alinhamento corporal;
Desenvolve os músculos que suporta a coluna eliminando dores crônicas;
Mantém a mente aberta;
Melhora o estado geral de saúde;
Otimiza o desempenho esportivo.




ADRIANA MENEGAT


Neste último final de semana esteve no Parque Barigui a Ex-Bailarina Solista do BTG (Ballet Teatro Guaíra), Adriana Menegat, após receber aula de novas técnicas do Metodo Pilates na Ademia Swimex Fitness & Wellness. http://www.swimex.com.br

Natural de Caxias do Sul, Adriana Menegat iniciou seus estudos de dança aos seis anos de idade. Em 1989, ingressou no extinto grupo de dança Raízes, de Caxias do Sul, onde permaneceu por dois anos. Em 1990, aperfeiçoou sua técnica de ballet clássico em Cuba e, no ano seguinte, fixou residência em Curitiba. Em 1992, Adriana formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, de Curitiba. Naquele mesmo ano, entrou para a Companhia Ballet Teatro Guaíra – uma das mais importantes do Brasil – conquistando destaque como solista do grupo. Na Europa, Adriana Menegat participou de cursos na Companhia Nacional de Bailados, em Lisboa, e na Companhia Nacho Duato, em Madri. Nos Estados Unidos, fez aulas de dança em Nova York, junto ao Dance Center. De 1998 a 2003, a bailarina estudou o Método Pilates, praticando aulas no Teatro Guaíra e, em 2004, certificou-se em Mat Pilates (no solo) pela Physicalmind Institute de Nova York, em Curitiba. Também obteve certificação em Pilates com Aparelhos pelo Studio Zen, do Rio de Janeiro, e em Pilates com Acessórios e Standing Pilates (em pé), ambos pela Physicalmind Institute de Nova York. Atualmente, Adriana Menegat ministra aulas em seu próprio estúdio, no centro de Caxias do Sul/RS.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

EMAGREÇA UTILIZANDO O ÓLEO DE CÁRTAMO


O cártamo é uma planta oleaginosa cujas sementes possuem elevados teores de ácidos oléico (70%) e linoléico (15%) e baixa porcentagem de ácido palmítico (5%). Este era cultivado na Ásia antes da Era Cristã.
Inúmeros artigos científicos são publicados periodicamente, em bases de dados científicos, apresentando os diversos benefícios atribuídos ao Carthamus tinctorius. Seguem abaixo alguns dos resultados obtidos, com a utilização de Óleo de Cártamo, em pesquisas científicas:

- Aumenta a atividade da lipoproteína lipase resultando em elevação da taxa de oxidação de gordura.

- Aumenta a oxidação lipídica mitocondrial.

- Reduz os níveis séricos de triglicerídeos e colesterol LDL sem efeitos adversos.

- Eleva a resistência no desenvolvimento de aterosclerose.Desempenha potente ação antioxidante.

- Aumenta a produção de tromboxano e estimula a circulação sanguínea.

- Tem potente função inibidora de atividade tumoral.

- Beneficia a integridade da mucosa intestinal.

- Melhora a resposta imunológica do organismo.

- Reduz a estimulação da insulina e aumenta a oxidação de gorduras livres.

- Aumenta o catabolismo de ácidos graxos e diminui a regulação dos estoques de gorduras e lipogênese quando comparado ao efeito de outras gorduras.

Sendo assim, os produtos com base de Óleo de Cártamo ou Ácido Linoleico são suplementos naturais que auxiliam no emagrecimento.

Fabíola Silva
Nutricionista e Personal Trainer
CRN-3985/P
CREF-007123-G/PR

PERFORMANCE
Suplementos Nutricionais
R. Castro, 605 – loja 03 / Água Verde
Fone: 3244-0110

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CUIDADOS COM O FRIO

O frio chega sempre no Inverno, mais tarde ou mais cedo. Mas quando chega o sentimento é sempre o mesmo, um desconforto generalizado. Aumente sua preocupação em caminhar ou correr com segurança quando as condições climáticas forem adversas. O frio não deve impedi-lo de praticar o esporte desde que se vista de maneira apropriada e ajuste seus planos. Saiba com o se agasalhar e ficar com menos frio. Os princípios são simples para uma boa corrida ou caminhada no frio:

* beba muitos líquidos quentes ao longo do dia; * faça uma boa série de exercícios de aquecimento antes de correr; * vista múltiplas camadas de roupas evitando roupa grossa. Muitas vestimentas são desenhadas especificamente para correr no frio. Evite usar algodão, o algodão retém a água humedecendo a roupa e arrefecendo o corpo; * a lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo. Faça experiências para descobrir a melhor combinação de roupas para você; * certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas; * proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico; * planeje o seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta. Proteja-se do vento sempre que possível; * lembre-se que qualquer tipo de terreno fica perigoso quando úmido ou molhado. Isso torna difícil para o correr pisar e existe a possibilidade perigosa de escorregar; * use uma rota alternativa quando o percurso estiver escorregadio; * conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente; * não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas. Observe se os seus companheiros de corrida apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio; * remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio; * lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio; * já agora, tenha um especial cuidado com as frieiras e com os lábios gretados. Use um creme hidratante, não exponha a pele directamente ao frio e use baton para o cieiro regularmente; * considere uma outra forma de exercício quando as condições climáticas tornam a corrida perigosa; * quando chegar a casa mude de meias sempre que possível, ficam facilmente húmidas arrefecendo os pés; * ligue aquecedores e acenda lareiras; * tenha muito cuidado em não deixar lareiras acesas e aquecedores a chama (gás) ligados durante a noite por causa do monóxido de carbono, ventile estes espaços nunca sobrecarregue tomadas com diversas ligações e afaste os aquecedores isolando-os de qualquer contacto com roupas ou materiais combustíveis; * isole janelas e portas.

Fontes: Copacabana Runners/Saúde e Vida

segunda-feira, 20 de abril de 2009

26ª Feira do Lar e Decoração no Parque Barigui


A Lar & Decoração é um dos eventos mais tradicionais de Curitiba. Tem atraído, anualmente, milhares de pessoas interessadas em renovar ou montar suas casas, é o lugar certo para você encontrar os lançamentos das linhas 2009 de grandes marcas e ainda, aproveitar as melhores promoções e formas de pagamento exclusivas na feira! A 26ª Feira do Lar & Decoração no Parque Barigui é voltada também para arquitetos, decoradores, designers de interiores e outros profissionais que atuam no segmento moda para a casa.

Data: 17 à 26 de abril de 2009

Horário: - Segunda a Sexta, das 16h às 22h - Sábados, das 14h às 22h - Domingos e Feriados (dia 21), das 14h às 21h

Entrada: aberta ao público em geral.

Atrações: móveis; cortinas; persianas; cama, mesa e banho; acessórios para cozinhas e banheiros; hidromassagem, sauna e piscina; quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas e playgrounds; decoração em geral; projetos de design de interiores; jardinagem; climatização; cine, foto e som; iluminação; materiais para reformas e acabamento; alarmes; serviços; etc.

Local: Centro de Exposições de Curitiba - Parque Barigüi - Curitiba – PR

Endereço: Avenida Manoel Ribas e a BR-277 - Curitiba – PR

Site oficial da Lar & Decoração - 26ª Feira do Lar & Decoração: http://www.diretriz.com.br

sábado, 18 de abril de 2009

Lubomir Antonio Ficinski Dunin

O projeto do Parque Barigui iniciou-se quando Jaime Lerner desapropriou os 15 alqueires que hoje formam o parque, pertencentes a Jaime de Paula França, Miguel Bacardt e outros.
O arquiteto responsável pelo projeto foi Lubomir Ficinski tendo como objetivo inicial oferecer ao público um especial centro de lazer , contendo um grande parque de diversões, uma ferrovia, além de uma ampla utilização do lago com regatas a remo e a vela. Na prática este projeto tornou-se inviável, principalmente pelos gastos dispendiosos que ele seriam exigidos. Por causa disso, o Barigui passou a ser um “ Parque de Consumo” onde a população poderia dele usufruir da forma que melhor lhes satisfizesse.
Entretanto, coube a Sra. Lorete Tacla, em nome da Associação das Senhoras Sírio-Libanesas do Paraná o desafio de montar os primeiros restaurantes do Parque. Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.


Lubomir Antonio Ficinski Dunin

nasceu em Curitiba em 13.03.1939. Arquiteto formado pela 1° turma do curso de Arquitetura da UFPR. Ele começou sua carreira em 1963 nas áreas de engenharia e arquitetura. Em 1972-73, foi chefe do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) para dois anos e ocupou este cargo novamente em 1975 - 1979. Nesta capacidade Ficinski participou ativamente na formulação, implementação e elaboração do projeto de desenvolvimento urbano de Curitiba .

Em 1981, o Sr. Ficinski tornou-se o diretor-geral da Secretaria Especial de Desenvolvimento Municipal (SEDM) do Estado do Paraná, e tornou-se Secretário de Estado para a mesma Secretaria, em 1982, através de parte de 1983. Durante esse período ele iniciou um programa experimental de desenvolvimento municipal que preparou o caminho para a preparação e execução do Programa Ação Municipal financiado pelo Banco Mundial em 1983. Este projeto foi aplicado com sucesso em outros estados Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia) e em outros países (Venzuela, Equador, Argentina e México, entre outros).
O Sr. Ficinski retornou ao governo, como Secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDU), em 1995. Durante esse período ele projetou PARANÁ URBANO, garantiu financiamento para o programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e supervisionou a sua implementação. Durante seus cinco anos de implementação PARANA URBANO financiou cerca de 3.200 projetos de infra-estrutura urbana e equipamentos públicos localizados em 390 municípios. De 1981 a 1984 o Sr. Ficinski foi membro do Conselho Consultivo Nacional para o Desenvolvimento Urbano.

De 1965 a 1995 lecionou na Universidade Federal do Paraná, onde trabalhou como assistente e, em seguida, professor de arquitetura e urbanismo. O Sr. Ficinski tem trinta e nove anos de experiência em arquitetura independente e prática do planeamento urbano, concepção de engenharia, no caderno de encargos e supervisão da construção de grandes obras públicas do sector público e privado nos seguintes sectores: edifícios industriais, edifícios de telecomunicações, subestações eléctricas, edifícios da administração pública , bancos, hotéis, edifícios de escritórios, armazéns, paisagismo trabalho.

1 º prémio no Concurso Nacional de Teatro de Campinas (São Paulo).
2 º prémio no Concurso Nacional para o Estádio de Curitiba e Mercado Municipal.
2 º prémio no Concurso Internacional para o Euro Kursaal Complexo em S. Sebastian - Espanha.
Na área urbana, ele foi responsável por planos, projetos e estudos de viabilidade subcasa principalmente para cidades brasileiras, dentro e fora do Paraná.
Como consultor privado Ficinski Sr. trabalhou com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Bureau Central des Études et Equipements d'Outre-Mer-BCEOM, Kreditanstalt für Wideraifbau - KFW, Deutsche Gessellschaft für Technische Zusammenarbeit - GTZ, e participou em 25 projetos na Argentina, Paraguai, Venezuela, Equador, República Dominicana, Guiné-Bissau, a Polónia ea Roménia, para as agências.

A convite da UNESCO proferiu palestra sobre Curitiba, em Paris (1979). sobre Planejamento Urbano, na Costa de Marfim. Ele recebeu a Medalha de Transportes Urbanos do Brasil e da Polónia Ouro Medalha Mérito. O Sr. Ficinski também é o "Vultus Emérito" do Paraná.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

SÁBADO É DIA DE YÔGA NO PARQUE BARIGUI

Instrutora: Ana Lúcia Fior no Parque Barigui

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:

Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No ínicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, eles atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.

Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.
Prática aberta de SwáSthya Yôga todos os sábados às 11h em frente ao Bistrô Curitiba com os instrutores:
Instrutora Evelyne Baldan
Monitorada pelo Professor Rogério Brant. Supervisionada por DeRose. Habilitada pela Federação de Yôga do Paraná. Integrante da Associação dos Profissionais de Yôga do Alto da XV. É Yôga Personal Trainer e ministra classes em empresas.
Instrutor Driano Marsili.
Monitorado pelo Professor Rogério Brant. Supervisionado por DeRose. Habilitado pela Federação de Yôga do Paraná. Integrante da Associação dos Profissionais de Yôga do Cabral. É Yôga Personal Trainer e ministra classes em empresas e academias.

Fotos: Marco Carvalho e Jeandro Fileti
Fontes: Aruna Power Yoga e SwáSthya Yôga no Parque

quarta-feira, 15 de abril de 2009

ACESSO WI-FI PÚBLICO NO PARQUE BARIGUI

Os curitibanos agora contam com acesso à Internet, gratuito e sem fio (sistema Wi-Fi), em três dos principais pontos da cidade: Mercado Municipal, praça Rui Barbosa e Parque Barigui, que receberam o sistema instalado pela Prefeitura. "Os pontos de acesso gratuito à Internet, sem fio, foram escolhidos levando-se em conta a localização e a concentração de usuários", diz o secretário municipal de Administração, José Richa Filho.
Os links do Mercado Municipal e da Regional Matriz são de 1Mbps cada um, em parceria com a Brasil Telecom. Para o Parque Barigui foi disponibilizado um link de 2 Mbps em parceria com a Onda. A tecnologia implantada permite o aumento da velocidade de conexão e de ampliação do sinal.
Segundo a prefeitura, os cidadãos poderão acessar a Web de seus próprios computadores móveis. No Mercado Municipal, foi priorizada a área da Praça de Alimentação. Na praça Rui Barbosa, sede da Administração Regional Matriz, da Prefeitura, a rede Wi-Fi cobre a área do Restaurante Popular e das barracas do Mercado Central. No Parque Barigui, são quatro pontos, visando à cobertura da área interna do parque, que em breve receberá também seis câmeras de vídeo para segurança, similares às do Centro.
No Parque Barigui, os pontos de acesso são na entrada do estacionamento pela avenida Cândido Hartmann, atingindo o estacionamento, bistrô e redondezas; perto do Salão de Atos, abrangendo os dois estacionamentos, o salão e a lanchonete; na curva das churrasqueiras; e no estacionamento da entrada da BR 277.
"As áreas verdes do parque também serão cobertas pela rede Wi-Fi, pois as antenas instaladas têm grande capacidade de propagação de sinal", diz o coordenador de Implantação e Acompanhamento de Projetos do ICI (Instituto Curitiba de Informática), Fernando Matesco. O sistema da Prefeitura foi desenvolvido pelo ICI.
A instalação da rede no Parque Barigui placas de identificação indicam os locais de acesso. No restaurante que funciona no deck, uma canaleta de tomadas foi instalada para que os usuários possam ligar seus computadores e naveguem pela Internet sem gastar a bateria do laptop.

Fonte: WNews UOL - PMC

segunda-feira, 13 de abril de 2009

"O TIGRE ESMAGANDO A COBRA" NO PARQUE BARIGUI

JOÃO TURIN, um dos mais destacados artistas plásticos paranaenses nasceu em 21 de setembro de 1878, em Porto de Cima, no município de Morretes. Aos 13 anos, começou a trabalhar como entalhador. Turin iniciou seus estudos acadêmicos na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba, tendo sido dela também professor. Foi um dos mais atuantes integrantes do Paranismo, que incluía outros artistas plásticos como os pintores Lange de Morretes e João Ghelfi. O objetivo que os unia era buscar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná. Para concretizar esta aspiração o grupo elegeu o pinheiro, árvore símbolo do estado, como ponto de partida para a criação de obras de arte e peças decorativas.

Turin legou um acervo de obras considerável, que vai desde esculturas e baixos-relevos de tamanhos variados, pinturas, monumentos, bustos e esculturas em locais públicos de Curitiba e em outros municípios paranaenses. Sua assinatura consta em quadros, esculturas e desenhos. Turin também desenhou trajes e acessórios – vestido, chapéu, bolsa e sombrinha – inspirados na forma e na textura do pinheiro e do pinhão. Iniciativa que o credencia como precursor do Design de Moda no Paraná.
Dentro de sua vasta produção destacam-se as esculturas de felinos, sendo as mais conhecidas Tigre Esmagando a Cobra e Luar do Sertão, premiadas no Salão Nacional de Belas Artes em 1944 e 1947 com medalha de prata e medalha de ouro, respectivamente. Foram adquiridas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, podendo ser vistas no Zoológico da Quinta da Boa Vista e na Praça General Osório.

Turin morreu em pleno trabalho, em 9 de julho de 1949, deixando obras inacabadas, como As Quatro Estações, que, reproduzidas em bronze, foram retocadas pelo escultor Erbo Stenzel.
Em Curitiba, há réplicas dessas duas obras:

Luar do Sertão - na rótula viária do Centro Cívico (quase em frente à Prefeitura).


Tigre Esmagando a Cobra - na Av. Manoel Ribas (no Parque Barigui, em frente à Secretaria do Meio Ambiente) esta escultura foi materializada em bronze em 1994, na gestão do prefeito Rafael Greca de Macedo, sobre modelo original em gesso, através da Lei de Incentivo à Cultura.

SKATE ELÉTRICO DA CALIFÓRNIA PARA O PARQUE BARIGUI

Uma evolução do tradicional skate, baseada nos movimentos do surf, snow board, kitesurf e muitos outros esportes com prancha, o Skate elétrico é um conjunto feito por um shape, eixos, rodas, baterias, um motor elétrico extremamente potente, controle wireless de alta precisão e sistemas, tudo isso somado a uma grande dose de adrenalina faz do Skateelétrico.com um veículo moderno e radical.

A muito se sabe sobre pesquisa e desenvolvimento de veículos ecologicamente corretos, e no Brasil ecologicamente correto, quando elétrico, é ainda mais limpo devido a produção de energia elétrica brasileira contar com a disponibilidade de recursos hídricos. Pensando nisso, unido com a necessidade de ajudar a solucionar os problemas de trânsito nas grandes cidades e ainda conseguindo proporcionar qualidade de vida para as pessoas, a SKATE ELÉTRICO.COM trouxe para o Brasil um veículo pequeno, moderno, barato, divertido e ecologicamente correto.
Muito parecido com um skate comum este novo veículo, chamado de Skate elétrico, pode proporcionar ao condutor um conforto muito grande em percorrer pequenas distâncias, como por exemplo: de casa para o trabalho, visitas próximas ou simples passeios no Parque Barigui.

Com uma autonomia de 12km de distância a uma velocidade de até 35km/h, o Skate elétrico garante muita tranquilidade e diversão ao condutor.

Movido por um motor elétrico alimentado por baterias recarregáveis, controle de aceleração e freios ABS controlados eletronicamente via Wireless o Skate elétrico promete ser realmente um sucesso.

Fonte e Maiores Informações: http://www.skateeletrico.com/index.html

domingo, 12 de abril de 2009

QUEM CUIDA DO NOSSO PARQUE BARIGUI.


José Antônio Andreguetto

Secretário Municipal do Meio Ambiente




Economista, curitibano nascido em 06 de julho de 1959, solteiro, formado pela Universidade Federal do Paraná, servidor público desde os 14 anos, passou por praticamente todas as funções possíveis, antes de chegar à presidência do IAP – Instituto Ambiental do Paraná em 1995. Depois de cinco anos no cargo assumiu a função de secretário estadual do Meio Ambiente, cargo que ocupou até o final de 2002. Na atual gestão do prefeito Beto Richa, foi diretor Administrativo Financeiro da Curitiba S/A – Companhia de Desenvolvimento de Curitiba - e diretor de Transporte da URBS – Urbanização de Curitiba S/A. Atualmente ocupa o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente.
E sua equipe:
Chefe De Gabinete - Flávio José de Freitas Filho
Superintendência de Obras e Serviços - Paulinho Dalmaz
Superintendência de Controle Ambiental - Mário Sérgio Rasera
Departamento de Parques e Praças - Sérgio Galante Tocchio
Departamento de Pesquisa e Monitoramento - Josiana Saquelli Koch
Departamento deZoológicos - Marcos Elias Traad da Silva
Departamento de Limpeza Pública - Nelson Xavier Paes
Departamento de Serviços Especiais:
Departamento de Produção Vegetal - Edélcio Marques dos Reis
Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento - José Tadeu Weidlich Motta

Para suas críticas e sugestões sobre o nosso Parque Barigui entre em contato:
Endereço: Avenida Manoel Ribas, 2727 - Mercês - Cep 80810-000 - Telefone: 3335-2112

Chocolate ou exercícios?

Juntamente com batatas, abacate e milho, os americanos deram o chocolate ao mundo. Quando o conquistador Cortez veio ao México e perguntou sobre tesouros, foi levado às montanhas onde eram estocados os caroços do cacau. Ele deveria ter explicado que estava se referindo ao ouro.

Os Maias, e posteriormente os Astecas, acreditavam que o cacau era o alimento dos deuses. Eles torravam os caroços do cacau e então o esmagavam para transformar em pasta. Essa pasta era misturada com temperos, pimenta e aromatizantes, diluída com água, e então bebida ou usada para fazer bolos. Eles usavam o chocolate para obter vigor e força durante as cerimônias religiosas e como afrodisíaco. Cortez experimentou o chocolate e gostou. Depois de retornar à Espanha, em 1527, ele ficou conhecido por manter um pote cheio de chocolate sobre sua mesa.

Freiras cristãs em missão na América Central acreditavam que os poderes diabólicos do chocolate eram devidos à pimenta e temperos, então elas os substituíram por baunilha, açúcar e creme com resultados deliciosos.
Por volta de 1660, as casas de chocolate estavam em voga na Grã Bretanha e a bebida era popular nos círculos da corte francesa. Numa carta datada de 11 de Fevereiro de 1671, a Marquesa de Sevgine aconselhou sua filha a beber chocolate caso não tivesse dormido ou não estivesse sentindo-se bem. Quando depois a sua filha ficou grávida, ela culpou o chocolate porque a Marquesa de Coetlogon, que ficou famosa por beber quantidades exageradas de chocolate durante a gravidez, deu a luz a um bebê negro. (A cor da pele do bebê foi atribuída ao chocolate e não ao jovem escravo africano que servia a bebida.)

Chocolate contém feniletilamina, um estimulante e anti-depressivo similar, em composição e ação, à epineprina e anfetaminas. Isso explica porque o bom chocolate tem características viciantes e de elevação do humor.
Feniletilamina é fabricada em nosso cérebro da tirosina, um elemento de proteína. Níveis de feniletilamina e seus metabólicos são geralmente baixos nos fluidos biológicos de pessoas com depressão. O comportamento das pessoas com depressão de procurar por chocolate pode ser uma forma inconsciente de auto-medicação.


Chocolate e exercícios têm algo em comum! Pesquisas preliminares têm descoberto que exercícios aumentam os níveis de feniletilamina.
O termo "barato do corredor" foi cunhado para descrever a euforia experimentada depois de uma sessão de exercícios. O conhecimento aceito é que isso é devido ao aumento dos níveis no sangue de opiates naturais, chamados de endorfinas. Porém, nos últimos 15 anos, a comunidade científica tem debatido se as endorfinas são responsáveis por este "barato do corredor". Endorfinas não parecem cruzar a barreira do sangue no cérebro. Também, quando elementos químicos são administrados para bloquear a ligação das enforfinas com seus receptores, corredores ainda assim experimentaram o subjetivo "barato".
Pesquisadores britânicos talvez tenham resolvido o enigma. A ligação entre exercícios e boa saúde mental está bem estabelecida. Eles sugeriram que a feniletilamina, a qual pode cruzar a barreira de sanguínea no cérebro, poderia ser responsável pelos benefícios psicológicos do exercício.
Numa primeira examinada na questão, eles fizeram vinte, homens jovens e saudáveis, acostumados a exercícios regulares, correram numa esteira a 70% da sua freqüência cardíaca máxima por 30 minutos. Os níveis de feniletilamina metabolizada na urina tiveram um aumento médio de 77%. Um indivíduo experimentou o aumento de 572%. Ele deve ter ficado exultante!

Os resultados certamente são interessantes. Entretanto esse é apenas um estudo, de modo que nenhuma conclusão definitiva pode ser feita. É preciso que mais pesquisas sejam realizadas sobre a variabilidade individual e como a duração e intensidade dos exercícios afetam os níveis de feniletilamina.

No lugar das drogas, exercícios estão cada vez mais sendo prescrevidos para a saúde física em mental e usados para levantar o humor. Os exercícios físicos podem ajudá-lo a diminuir o consumo de chocolate também.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

DICAS PARA UM BOM ALONGAMENTO

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Benefícios dos alongamentos:
-reduzem as tensões musculares;
-relaxam o corpo;-proporcionam maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades físicas;
-ativam a circulação.

Como devem ser feitos?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda. Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões.
Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. É possível alongar enquanto se faz outras coisas como ler ou ver TV.
Como alongar?
Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.

Dicas:
Ao fazer alongamento, lembre-se sempre de respirar lentamente e não prender a respiração;
Alongue-se o máximo que você puder sem dar trancos, mas não passe do seu limite;
Não faça movimentos bruscos;
Mantenha uma posição por mais ou menos 30 segundos;
Sempre, sempre se concentre na posição correta dos exercícios;
Alongue-se antes e DEPOIS dos exercícios.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/65alongamentos.html

terça-feira, 7 de abril de 2009

A HISTÓRIA DO AEROMODELISMO

Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo. Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas.

Eis suas palavras:
"Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pro torção, que pode fornecer 130 kilogrâmetros por kilo. É menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do movimento, simplificando enormemente a construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado..."
No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a empenagem).
Este modelo voava muito bem e estabelecu o desenho básico dos modelos atuais.
Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos.
O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável. Os membros da Soeciedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar.
O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples.
A fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção.
O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
Penaud também construiu em 1870, um helicóptero.
Este era constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".

O AEROMODELISMO NO BRASIL
Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo.
Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos. Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte.
Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás. O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli.
O campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima.
O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se "Parafuso". E em 1945, foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a "Velocidade" e trazia artigos técnicos e matérias de aeromodelismo.
O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Angelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, Afonso Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista. Daí, foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do troféu A Gazeta para modelos a elástico.
Em 1947, surgiu o Clube "Cai-Cai". Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C monocanal. Nesta época, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia "Mr. Damer", no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos Térmica e Pégasus. Nesta ocasião, a revista "Ciência Ilustrada" publicava matérias sobre aeromodelismo.
Por volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas. Em 1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, Afonso Mônaco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.
Em 1970, surgiu o clube de vôo livre "Aerobu". Outro impulso importante ocorreu nesta época: a introdução dos transístores, chips e circuitos impressos nos transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo.
Em 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se em "fly-off", entre os melhores do mundo.
Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti.
Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia.
Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h.

VISITE A PISTA DE AEROMODELISMO DO PARQUE BARIGUI

quinta-feira, 2 de abril de 2009

PARQUE BARIGUI

Parque Barigui

Espigas de concreto

brotando do seio das verdes araucárias,

à margem da Lagoa do Parque...

Envolvido por teu indolente vento frio

em turbilhões de doces arrepios

nas minhas orelhas.

Fonte de longínquas sinfonias,

ao balanço das folhas das aroeiras

o amor que me trouxe até aqui...

Dei-te meu corpo, derramado

nas sombras dos teus finos galhos,

e me senti solto num descanso raro

de eterna solidão.

Parque Barigui, doce delícia,

se me imagino acompanhadodo

teu sol de abril prateando

as apressadas marolas;

tomando a beira,

espalhando restos de vida

na lama da ribanceira

Porque choras?

Essas tuas águas escuras não refletem

meus pensamentos. Essa breve solidão de mim!

Da fina torre, ao longe te emerges,

destoado da paisagem em desaviso à quem voa.

E voa além do céu azul curitibano...

Ah! Quisera então viver meus planos,

Onde o coração é rei, soberano!

Onde o beijo ardente dos amanteste

passeia alegre e me revela

de espontânea confissão.

A tarde calma se desenha nesse espaçoharmonizado,

aos gritos alegres das crianças correndo soltas.

Tocando a grama,

inflamando a alma de leves impulsos,

ao ninho carinhoso do paterno abraço...

Frágeis esperanças ágeis quero-queros,

voando pra longe

Do barulho dos roucos carros...

Insinuante, tua alma sorri!

Por certo te conhecera muito antes,

E por fim, vim encontrá-la aqui!


Curitiba, P.Barigui, abril de 1999.
* Minha homenagem a esta terra linda dos meus amigos queridos.
Daniel Genovez
Publicado no Recanto das Letras em 10/03/2009
Código do texto: T1479321
Foto: Dario Dadario